Como fazer divisão: passo a passo | Stoodi

Ainda no ensino fundamental, todos aprendemos como fazer divisão de números inteirosfrações, o que é dividendo, divisor, quociente e resto. O procedimento para realizar a operação de divisão sem auxílio de calculadora é relativamente simples, mas contém alguns detalhes que podem ser esquecidos com o tempo. A facilidade de acesso a calculadoras e computadores faz com que pratiquemos pouco o algoritmo da divisão.

 

É essencial que a prática em multiplicação esteja bem compreendida para facilitar as contas de divisão. Portanto, faça bastante exercícios de multiplicação, para que seja mais fácil fazer divisões.

Estrutura de uma divisão

Conforme indicado na imagem acima, a operação de divisão é composta por dividendo, divisor, quociente e resto. Sendo que o dividiendo é o produto do divisor multiplicado pelo quociente e somado ao resto. Para facilitar o seu entendimento, veja no exemplo abaixo:

D = d.q+r

Divisão exata

A divisão é considera exata quando a relação entre o dividendo e o divisor tem o resto igual a 0. Exemplo:

45 / 5 = 9

Resto = 0

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Divisão não exata

A divisão é considerada não exata quando ela tem como resto um número maior que 0. Exemplo:

59 / 8 = 7

Resto = 3

Prova real

Para confirmar que o resultado de uma divisão está correto, é possível tirar a prova real. Para isso, basta multiplicar o dividendo pelo divisor. Se o resultado for o mesmo, a divisão foi feita corretamente. Exemplo com os cálculos apresentados acima:

5 x 9 = 45, sem adição de resto, porque foi 0.

8 x 7 = 56 + 3 = 59

Quer ver mais dicas como essa para arrebentar na prova de Matemática do Enem e dos principais vestibulares do Brasil? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite.

Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...

MMC – Mínimo Múltiplo Comum

Definição Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns. Exemplos 4 e 8 O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...