Como transformar decimais em frações

Aprenda a transformar decimais em frações de forma simples e com exemplos práticos. Se quiser, você também pode acessar o banco de exercícios do site para testar seus conhecimentos.

Como transformar decimais em frações

Veja de forma prática como fazer essa transformação tão comum na matemática 

Na transformação números decimais em frações, há basicamente duas possibilidades: ou estamos falando de decimais exatos, ou de dízimas periódicas. O terceiro tipo de decimais, as dízimas não periódicas, são os chamados números irracionais, que não podem ser representados na forma de frações.

Hoje falaremos sobre o caso específico que é a transformação de decimais exatos em frações. Ela pode ser feita de forma simples: basta transformar o decimal em um número inteiro, passando a vírgula para a direita o número necessário de casas. Parece fácil, mas como fazer isto?

Aprenda como transformar decimal em frações: Passo a Passo!

  1. Conte quantas casas para a direita a vírgula deverá andar para que o número deixe de ser decimal. Por exemplo, no número 12,505 a vírgula deverá andar 3 casas para a direita para deixar de ser decimal e virar inteiro.
  2. O denominador da fração será uma potência de 10, ou seja 10, 100, 1000 etc. O número de casas que contamos no primeiro passo será o número de zeros que acompanhará o 1 no denominador que colocaremos. No exemplo dado, como falávamos de 3 casas, o denominador da fração será o 1 com 3 zeros, ou seja, 1000.
  3. Escrevemos agora a fração onde o numerador é o número original sem a vírgula e o denominador é a potência de 10 obtida no item 2. Para o exemplo dado, teríamos como resultado 12505/1000.
  4. Por fim, se for possível, simplificamos a fração. No exemplo, a fração é simplificável por 5 e o resultado final obtido é, então, 2501/200.

E ai, deu para entender como transformar numero decimal em fraçãoAprenda outros tópicos de Matemática com o Stoodi.

Se você quiser praticar os conhecimentos adquiridos sobre frações, acesse o banco de exercícios do Stoodi e escolha as questões para resolver. Cadastre-se grátis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *