Como transformar decimais em frações

Veja de forma prática como fazer essa transformação tão comum na matemática 

Na transformação números decimais em frações, há basicamente duas possibilidades: ou estamos falando de decimais exatos, ou de dízimas periódicas. O terceiro tipo de decimais, as dízimas não periódicas, são os chamados números irracionais, que não podem ser representados na forma de frações.

Hoje falaremos sobre o caso específico que é a transformação de decimais exatos em frações. Ela pode ser feita de forma simples: basta transformar o decimal em um número inteiro, passando a vírgula para a direita o número necessário de casas. Parece fácil, mas como fazer isto?

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Aprenda como transformar decimal em frações: Passo a Passo!

  1. Conte quantas casas para a direita a vírgula deverá andar para que o número deixe de ser decimal. Por exemplo, no número 12,505 a vírgula deverá andar 3 casas para a direita para deixar de ser decimal e virar inteiro.
  2. O denominador da fração será uma potência de 10, ou seja 10, 100, 1000 etc. O número de casas que contamos no primeiro passo será o número de zeros que acompanhará o 1 no denominador que colocaremos. No exemplo dado, como falávamos de 3 casas, o denominador da fração será o 1 com 3 zeros, ou seja, 1000.
  3. Escrevemos agora a fração onde o numerador é o número original sem a vírgula e o denominador é a potência de 10 obtida no item 2. Para o exemplo dado, teríamos como resultado 12505/1000.
  4. Por fim, se for possível, simplificamos a fração. No exemplo, a fração é simplificável por 5 e o resultado final obtido é, então, 2501/200.

E ai, deu para entender como transformar numero decimal em fraçãoAprenda outros tópicos de Matemática com o Stoodi.

Se você quiser praticar os conhecimentos adquiridos sobre frações, acesse o banco de exercícios do Stoodi e escolha as questões para resolver. Cadastre-se grátis:

Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...

MMC – Mínimo Múltiplo Comum

Definição Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns. Exemplos 4 e 8 O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...