Equações irracionais: o que são, exercícios e mais!

Entenda o que são equações irracionais e como calcular!

Equações irracionais: o que são, exercícios e mais!

Ao contrário do que o nome pode indicar, as equações irracionais fazem muito sentido e são muito importantes para a disciplina de Matemática e outras áreas das ciências exatas. Saiba mais sobre elas logo abaixo!

O que são equações irracionais?

Há, na Matemática, vários tipos de equações. Cada uma delas traz particularidades e especificidades que, quando compreendidas, tornam a resolução dos exercícios uma tarefa muito mais simples e intuitiva.

No caso das equações irracionais, temos problemas matemáticos nos quais a incógnita se encontra em algum dos radicandos. Por isso, a resolução desse tipo de exercício demanda conhecimento sobre Matemática Básica, como a radiciação, e o uso de produtos notáveis.

Como resolver equações irracionais?

Para resolver esse tipo de questão, podemos seguir alguns passos. O primeiro deles é isolar o X. Para isso, vamos eliminar o radical, ou seja, pegar os elementos da equação e elevá-los a uma potência igual ao índice do radical utilizado.

Em seguida, basta aplicar seus conhecimentos sobre produtos notáveis e resolver os elementos que restaram, “abrindo” a equação e tornando a visualização mais simples.

Algumas vezes, também, será necessário utilizar os conceitos da Fórmula de Bháskara para fechar o exercício. Por isso, fique ligado e esteja bem afiado sobre outros assuntos para não se perder na resolução!

Equações irracionais: exercícios

E aí, acha que pegou o jeito de resolver esse tipo de questão? Então, que tal colocarmos isso na prática agora mesmo? Confira um exercício sobre o assunto logo a seguir:

(UTFPR) A equação irracional equação irracional exercício resulta em X igual a:

a)   -2.

b)   -1.

c)   0.

d)   1.

e)   2.

Resposta: E

A preparação adequada é uma das principais chaves para o sucesso no vestibular. Por isso, assista a videoaulas sobre equações irracionais e faça exercícios sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *