Função crescente e decrescente: o que são e como calcular

Aprenda a diferenciar a função crescente da decrescente e veja exercícios resolvidos!

Função crescente e decrescente: o que são e como calcular

Funções e suas propriedades são um assunto recorrente nas provas de vestibular. Pensando nisso, criamos este texto com tudo o que você precisa saber sobre função crescente e decrescente. Explicamos cada uma delas e selecionamos exercícios resolvidos sobre o assunto. Confira!

Função crescente

Caso não se lembre, função é um parâmetro matemático que associa determinados valores a um conjunto de outros números. Os valores que regulam o conjunto são conhecidos como domínio, enquanto aqueles números que serão modulados são o contradomínio.

Quando falamos em função crescente, significa que, conforme aumentarmos os números do domínio, aqueles que estão no contradomínio irão subir de valor. Ou seja, se adicionarmos um valor à nossa primeira variável, cada resposta seguinte será maior do que a anterior.

Função decrescente

No caso da função decrescente, basta inverter a lógica descrita no tópico anterior. Ou seja, conforme aumentamos o valor do domínio, o resultado da equação tenderá a diminuir. Portanto, quanto maior for o número atribuído ao domínio, menor será o resultado obtido no conjunto contradomínio.

Função crescente e decrescente: exercícios resolvidos

1. (Stoodi) Assinale a alternativa que define uma função crescente para todo x1, x2 que pertença ao domínio D(f).

a) x1 < x2 ⇒ f(x1) < f(x2).

b) x1 ≤ x2 ⇒ f(x1) > f(x2).

c) x1 < x2 ⇒ f(x1) ≥ f(x2).

d) x1 > x2 ⇒ f(x1) ≤ f(x2).

2. (Stoodi) Com relação à função, assinale a única alternativa correta.

a) É uma relação entre dois conjuntos, A em B, em que cada elemento de A está relacionado com apenas um elemento de B.

b) É uma relação entre dois conjuntos, A em B, em que todos elementos de A estão relacionados com apenas um elemento de B.

c) É uma relação entre dois conjuntos, A em B, em que cada elemento de A está relacionado com um ou mais elementos de B.

d) É uma relação entre dois conjuntos, A em B, em que cada o elemento de B está relacionado com apenas um elemento de A.

Agora que você já aprendeu como funcionam as funções crescente e decrescente, recomendamos que dê continuidade ao estudo de Matemática. Conheça, também, nosso Plano de Estudos para aprimorar ainda mais seus conhecimentos e otimizar o seu tempo nos estudos!

Respostas: 1. a; 2. a.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *