Logaritmo

Apesar de muito temidos entre os estudantes, os logaritmos são um tema relativamente simples, contanto que se entenda sua definição e suas propriedades. Definição Ao falarmos sobre logaritmo, temos que ter em mente que estamos falando de expoentes, o que fica claro na relação fundamental: Aos termos do logaritmo damos…

Logaritmo

Apesar de muito temidos entre os estudantes, os logaritmos são um tema relativamente simples, contanto que se entenda sua definição e suas propriedades.

Definição: Ao falarmos sobre logaritmo, temos que ter em mente que estamos falando de expoentes, o que fica claro na relação fundamental:

Aos termos do logaritmo damos os seguintes nomes:

  • a: logaritmando
  • b: base
  • c: logaritmo de b na base a

Logaritmo decimal: Quando a base do logaritmo for 10, o logaritmo é chamado de logaritmo decimal. Neste caso, podemos omiti-la na hora de escrever o logaritmo:

Logaritmo decimal

Logaritmo neperiano

O número irracional e=2,718… é chamado de Número de Euler. Quando a base do logaritmo for e, o logaritmo é chamado de logaritmo neperiano. Neste caso, escrevemos:

Logaritmo neperiano

Os logaritmos neperianos têm diversas aplicações em campos da engenharia, da física e da química.

Assista abaixo à nossa videoaula introdutória sobre logaritmo e acompanhe alguns exemplos e exercícios resolvidos.

Não deixe também de conferir o site do Stoodi, onde você vai encontrar ainda aulas sobre propriedades dos logaritmos, equação logarítmica, função logarítmica e inequação logarítmica, com exemplos resolvidos passo-a-passo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *