Divisão com vírgula: aprenda a fazer divisão de números decimais!

Você sabe fazer divisão com virgula? ou divisão de números decimais? Vem aprender com o Stoodi!

Divisão com vírgula: aprenda a fazer divisão de números decimais!

 

Você já precisou fazer uma divisão de matemática e ficou em dúvida sobre como prosseguir? Pode ser que esse cálculo seja uma divisão com números decimais. Antes de começar a explicar como fazer uma divisão com vírgula, vamos entender certinho todos os conceitos.

Um número decimal é aquele que não é inteiro e, por isso, ele pode possuir vírgula. Ou seja, ele é formado por uma parte inteira e outra parte decimal. Quer um exemplo? O número 2,5. Ele é formado por dois inteiros e uma metade.

Existem divisões que têm resultados exatos (aquelas que possuem números inteiros) e divisões não exatas (aquelas que apresentam o resultado em números decimais).

Por exemplo, vamos imaginar que uma mãe tem 10 reais e dois filhos que precisam comprar o lanche. Se nós dividirmos os 10 reais para os 2 irmãos, cada um ficará com 5 reais – uma divisão exata.

Em contrapartida, vamos imaginar que a mãe deu apenas 5 reais para eles dividirem entre os dois. Neste caso, cada um ficará com 2 reais e 50 centavos – dois inteiros e uma, formando uma divisão não exata.

Entenderam a diferença? Nós podemos fazer os dois tipos de cálculo. Na primeira, sempre teremos resultados inteiros. Já na segunda, nós precisaremos utilizar a vírgula para encontrar o resultado.

Como fazer divisão com vírgula?

Para ficar mais claro, vamos entender como isso funciona na prática. Temos 225 folhas para dividir entre 50 alunos. Quantas folhas ganhará cada aluno?

Sabemos que 4 vezes 50 é igual a 200. Porém, 25 é menor que 50 e, desta forma, não conseguiremos continuar a nossa divisão com números inteiros. Para continuar a nossa divisão, nós precisaremos recorrer ao uso da vírgula.

Ao utilizar a vírgula, nós já sabemos que não teremos uma divisão exata. Isso significa que o nosso resultado será composto por um número inteiro e mais uma parte.

Até agora, já vimos que cada aluno receberá pelo menos 4 folhas. Agora precisamos continuar a operação e descobrir qual é o resultado da nossa divisão.

Como não tem como continuar esse cálculo, nós colocaremos uma vírgula ao lado do 4.

Toda a vez que utilizarmos a vírgula, nós adicionaremos um zero no número que está sendo calculado. Veja como:


Graças ao uso da vírgula, e ao zero que adicionamos, nós vamos conseguir dar continuidade à divisão. Como 5 vezes 50 é igual a 250, então é só fazer isso para encontrar o resultado.

Pronto! Agora sim encontramos o resultado final. A resposta correta para o nosso exercício é que cada aluno terá 4 folhas e meia.

Viu só como é fácil?! Pense em situações do dia a dia para compreender mais facilmente esse conceito. Lembre-se que nem sempre temos uma divisão exata e, às vezes, contamos com algumas partes do todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *