Veja como eles são abordados

Que nós temos que estudar todos os conteúdos de matemática para ir bem nas provas de vestibular, isso já sabemos. A grande questão é: o que cai efetivamente no ENEM? Quais são as matérias que devemos revisar antes de prestar o exame?

A professora Larissa explicou tudo isso e muito mais. Tão importante quanto saber o que cai, é descobrir de que forma cai.

A primeira coisa que você deve entender é que esse exame pode ser um pouco diferente das provas de matemática convencionais. “De forma geral, o ENEM busca conteúdos em que ele possa colocar uma situação problema envolvida para tentar fugir um pouquinho da pergunta direta”, descreve Larissa.

Outro ponto importante é que exame não é mais aquela prova que você consegue resolver quase tudo usando apenas regra de três.

“O ENEM tem cobrado muita parte de conteúdo, principalmente a partir do momento que ele virou porta de entrada para algumas faculdades”, explica a professora. A edição do ano passado (2015), por exemplo, contou com muitas questões objetivas, diversificando a aplicação do conteúdo.

“O ENEM está muito mais específico do que já foi um dia”, destaca.

Confira 8 tópicos que costumam aparecer na prova e veja como eles são abordados:  

1. Leitura e interpretação de gráfico

“Com certeza vai aparecer alguma questão de leitura e interpretação de gráficos”, alerta a professora.

Para esse tipo de conteúdo é interessante rever alguns conceitos como média, moda e mediana, pois “essa parte de estatística é o que mais aparece, principalmente no cálculo de porcentagem”.

 

2. Cálculo com decimais e porcentagem

Ainda pensando em matemática básica, é bom revisar os cálculos com decimais.

Larissa explica que no ENEM os alunos terão que resolver muitas contas. Por isso, dominar os cálculos decimais e a porcentagem pode fazer toda a diferença.

3. Equações e funções de primeiro e segundo grau

“Sempre cai alguma coisa envolvendo função de primeiro ou segundo grau. Para achar a resposta certa, o aluno precisará saber resolver uma equação”, explica a professora.

É importante dar uma revisada em conceitos como polinômios, expressões algébricas, que não só ajudam a fixar bem as equações, mas também são itens surpresa na prova do Enem.

4. Logaritmo

Logaritmo é outra grande aposta de Larissa. Ela comenta que o ENEM tem cobrado pelo menos uma questão dessa matéria a cada edição de prova.

Geralmente, elas possuem um formato contextualizado – pega-se um assunto como terremotos ou pH, por exemplo, e insere dentro desse contexto.

“Ano passado a questão de logaritmo foi muito específica”, conta a professora. Ela pegou muita gente de surpresa. Vamos ver como virá a desse ano.

5. Progressão Aritmética e Progressão Geométrica

P.A e P.G normalmente caem no ENEM – pelo menos uma delas”, conta Lari.

De acordo com a professora, vale muito a pena dar uma revisada nesse conteúdo.

6. Geometria plana e espacial

Na parte de geometria plana, você pode encontrar cálculos de áreas e semelhanças. “Semelhanças de triângulos costumam aparecer”, diz a professora.

De geometria espacial, você pode se deparar com uma questão sobre cálculo de volumes – ou de poliedro ou de corpos redondo.

7. Trigonometria

Nesse caso, o que mais aparece é a trigonometria no triangulo retângulo. Pode ser também que caia a Lei do seno e do cosseno, por exemplo.

8. Análise combinatória e probabilidade

Nas outras edições, o exame sempre contou com questões de probabilidade e análise combinatória. Não tem como prever, mas esses assuntos são quentes e merecem revisão.

O professor Daniel completou a lista citando mais duas matérias que pode ser que caia. São elas: estatística e matemática financeira.

Agora que você já sabe como direcionar seus estudos, mãos à obra!

0 Shares:
Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...

MMC – Mínimo Múltiplo Comum

Definição Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns. Exemplos 4 e 8 O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...