Matemática: quais são os assuntos mais caem no ENEM?

Veja como eles são abordados

Matemática: quais são os assuntos mais caem no ENEM?

Veja como eles são abordados

Que nós temos que estudar todos os conteúdos de matemática para ir bem nas provas de vestibular, isso já sabemos. A grande questão é: o que cai efetivamente no ENEM? Quais são as matérias que devemos revisar antes de prestar o exame?

A professora Larissa explicou tudo isso e muito mais. Tão importante quanto saber o que cai, é descobrir de que forma cai.

A primeira coisa que você deve entender é que esse exame pode ser um pouco diferente das provas de matemática convencionais. “De forma geral, o ENEM busca conteúdos em que ele possa colocar uma situação problema envolvida para tentar fugir um pouquinho da pergunta direta”, descreve Larissa.

Outro ponto importante é que exame não é mais aquela prova que você consegue resolver quase tudo usando apenas regra de três.

“O ENEM tem cobrado muita parte de conteúdo, principalmente a partir do momento que ele virou porta de entrada para algumas faculdades”, explica a professora. A edição do ano passado (2015), por exemplo, contou com muitas questões objetivas, diversificando a aplicação do conteúdo.

“O ENEM está muito mais específico do que já foi um dia”, destaca.

Confira 8 tópicos que costumam aparecer na prova e veja como eles são abordados:  

Leitura e interpretação de gráfico

“Com certeza vai aparecer alguma questão de leitura e interpretação de gráficos”, alerta a professora.

Para esse tipo de conteúdo é interessante rever alguns conceitos como média, moda e mediana, pois “essa parte de estatística é o que mais aparece, principalmente no cálculo de porcentagem”.

Cálculo com decimais e porcentagem

Ainda pensando em matemática básica, é bom revisar os cálculos com decimais.

Larissa explica que no ENEM os alunos terão que resolver muitas contas. Por isso, dominar os cálculos decimais e a porcentagem pode fazer toda a diferença.

Equações e funções de primeiro e segundo grau

“Sempre cai alguma coisa envolvendo função de primeiro ou segundo grau. Para achar a resposta certa, o aluno precisará saber resolver uma equação”, explica a professora.

É importante dar uma revisada em conceitos como polinômios, expressões algébricas, que não só ajudam a fixar bem as equações, mas também são itens surpresa na prova do Enem.

Logaritmo

Logaritmo é outra grande aposta de Larissa. Ela comenta que o ENEM tem cobrado pelo menos uma questão dessa matéria a cada edição de prova.

Geralmente, elas possuem um formato contextualizado – pega-se um assunto como terremotos ou pH, por exemplo, e insere dentro desse contexto.

“Ano passado a questão de logaritmo foi muito específica”, conta a professora. Ela pegou muita gente de surpresa. Vamos ver como virá a desse ano.

Progressão Aritmética e Progressão Geométrica

“P.A e P.G normalmente caem no ENEM – pelo menos uma delas”, conta Lari.

De acordo com a professora, vale muito a pena dar uma revisada nesse conteúdo.

Geometria plana e espacial

Na parte de geometria plana, você pode encontrar cálculos de áreas e semelhanças. “Semelhanças de triângulos costumam aparecer”, diz a professora.

De geometria espacial, você pode se deparar com uma questão sobre cálculo de volumes – ou de poliedro ou de corpos redondo.

Trigonometria

Nesse caso, o que mais aparece é a trigonometria no triangulo retângulo. Pode ser também que caia a Lei do seno e do cosseno, por exemplo.

Análise combinatória e probabilidade

Nas outras edições, o exame sempre contou com questões de probabilidade e análise combinatória. Não tem como prever, mas esses assuntos são quentes e merecem revisão.

O professor Daniel completou a lista citando mais duas matérias que pode ser que caia. São elas: estatística e matemática financeira.

Como é a prova de Matemática do Enem?

A prova de Matemática no Enem é a única que apresenta apenas uma disciplina isolada, fazendo com que ela tenha um grande peso em relação às demais. As questões da prova são objetivas e contam com cinco alternativas de resposta, sendo que os enunciados envolvem assuntos contextualizados e exigem um conhecimento global do aluno.

Os temas compreendem diversos tópicos de matemática, exigindo conhecimentos semelhantes aos que são trabalhados durante o ensino médio.

Como se preparar para a prova de Matemática do Enem?

A preparação para a prova deve englobar três etapas principais. A primeira etapa envolve o aprendizado, a segunda a revisão e a terceira é focada na simulação. Assim, é necessário contar com um cronograma completo que incorpore cada uma dessas etapas no prazo disponível antes da prova.

Durante a primeira etapa, o objetivo é entender o que cada um desses assuntos trabalha e quais as principais ferramentas matemáticas para resolver problemas dessa natureza. Para isso, é possível usar videoaulas, produzir resumos e anotar os pontos centrais de cada tema.

Na segunda etapa, a ideia é revisar e preencher as lacunas de conhecimento que ficaram. Nesse caso, a técnica Feynman é particularmente eficiente para esse processo. Já na última etapa, você pode seguir para questões da prova, simulados, mapas mentais e técnicas de fixação do conteúdo. 

Viu como é possível se preparar bem para o exame de Matemática no Enem? Para ter mais segurança na sua preparação, você pode contar com o suporte do Stoodi e todo o conteúdo disponibilizado na plataforma completa que ele oferece. Assim, você assegura uma ótima preparação para arrasar no Enem.

Vem pro Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *