Definição

Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns.

Exemplos

4 e 8

O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32, …} e os múltiplos de 8 são {8,16, 24, 32, …}. Olhando estes dois conjuntos, podemos perceber que temos em comum o 8, o 24, e assim por diante. Portanto o mínimo valor comum entre os múltiplos é o 8.

6 e 9

O MMC entre 6 e 9 é 18 pois os múltiplos de 6 são {6, 12, 18, 24, 30, 36,…}  e os múltiplos de 9 são {9, 18, 27, 36, 45, …}. Olhando estes dois conjuntos, podemos perceber que temos em comum o 18, o 36, e assim por diante. Portanto o menor valor comum entre os múltiplos é o 18.

Ferramenta prática

Para encontrarmos o MMC entre dois números, temos duas possibilidades:

Modo 1:

  1. Fatorar os números
  2. Escrever todos os fatores
  3. Pegar o maior expoente de cada fator
  4. Multiplicar estes fatores

Modo 2:

  1. Fatorar simultaneamente os dois números
  2. Multiplicar os fatores

Quer ver mais exemplos e alguns exercícios resolvidos? Então dê uma olhadinha nas aulas sobre MMC lá no Stoodi!

Banner Stoodi Med
Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...