Multiplicação com vírgula: Entenda tudo de maneira simples

Neste post vamos explicar como fazer multiplicação com decimais. É muito simples!

Para realizar a multiplicação com decimais, basta realizar, primeiramente, a multiplicação normal dos dois números, como se não tivessem vírgula. Ou seja, alinham-se os dois números pela casa da direita e inicia-se a multiplicação como se fossem números inteiros.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Após realizar a multiplicação, é só colocar a vírgula no lugar certo do resultado: o número resultante terá tantas casas decimais quanto forem a soma do número de casas decimais dos fatores.

Exemplo

Calcular o produto: 4,281 x 72,5
Primeiro, realizaremos o produto dos dois números desconsiderando as vírgulas, como se fossem dois números inteiros:

Multiplicação com decimais

Após obter o resultado da multiplicação, que neste caso foi 3103725, partimos para a colocação da vírgula. Os números que multiplicamos são:

  • 4,281: tem 3 casas decimais

  • 72,5: tem 1 casa decimal

Portanto, o resultado terá 3 + 1 = 4 casas decimais, ou seja, o resultado tem o número de casas decimais igual à soma das casas decimais dos números que estamos multiplicando. Portanto, o resultado desta multiplicação é: 310,3725.

Para aprender com exemplos estas e muitas outras operações fundamentais, acesse já o Stoodi e cadastre-se:

Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...

MMC – Mínimo Múltiplo Comum

Definição Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns. Exemplos 4 e 8 O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...