Aprenda tudo sobre multiplicação!

Para mandarmos bem na prova de Matemática no Enem ou em outros vestibulares, uma coisa é certa: é fundamental dominar as quatro operações básicas da disciplina. Elas são a multiplicação, adição, subtração e divisão.

As contas com essas operações farão parte de todo o estudo das Ciências Exatas (Matemática, Química e Física), aparecendo também em disciplinas como Biologia, Geografia e até mesmo História (para o desenvolvimento de certos raciocínios). Então, não podemos deixá-las fora do nosso cronograma de estudos, né?

Pensando em toda a relevância desse assunto, preparamos um artigo para trazer dicas sobre a multiplicação para você! Tudo pronto? Então, vamos lá. Boa leitura!

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!
multiplicação

O que é a multiplicação?

Quando falamos sobre multiplicação, estamos nos referindo à realização de pequenos “clones” de um numeral. Por exemplo: imagine o número 2. Quando o multiplicamos por 2, fazemos um “clone” do numeral, obtendo 2 + 2 = 4.

Ao multiplicarmos 2 por 5, são feitos 4 clones (já que um deles é o 2 original). Ou seja: 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 10. Também vemos, assim, que a multiplicação é, na verdade, uma adição. No entanto, quando utilizamos números muito grandes, é muito mais prático fazer a “continha de vezes”!

O termo vezes, inclusive, já nos dá uma boa ideia do que estamos querendo dizer. Será utilizado um número e vamos repeti-lo X vezes, entendeu?

Imagine a seguinte conta: 2 vezes 100. Seria muito trabalhoso fazer a adição e tempo é algo muito limitado quando o assunto é o vestibular. Por isso, a conta de multiplicação é a melhor pedida.

O que é fundamental para a compreensão da multiplicação?

O conhecimento sobre a tabuada. Estudar bem esse material é essencial para o avanço no estudo da Matemática, assim como a Tabela Periódica é fundamental para a Química.

No entanto, não se preocupe, você não precisa decorar todos os termos. Se você conseguir, ótimo! Mas, caso não seja possível, grave apenas alguns resultados e trabalhe a partir deles.

Por exemplo: ao decorar o resultado de 7×5 (35) e se deparar com um 7×4 (28) em sua prova, você está na vantagem! Afinal, é só subtrair 7 de 35 e pronto — tempo economizado.

Representação da multiplicação

A multiplicação pode ser representada de duas formas:

7 x 5 ou 7 . 5

O símbolo x (que também pode ser representado com um ponto) é chamado de vezes.

Termos da multiplicação

Ainda, é importante que saibamos identificar os termos de uma multiplicação.

Os números multiplicados (7 e 5, no exemplo acima) são chamados de fatores. O resultado da conta (35), por sua vez, recebe o nome de produto.

Como fazer a multiplicação?

Agora, vamos utilizar um exemplo mais complexo para que você entenda como fazer a conta de multiplicação.

Pense no exemplo: 25 x 2

Nós montamos a conta da seguinte maneira:

25

x2

____

Respeite sempre a ordem das unidades, dezenas e centenas, ok? Organize bem a sua conta para evitar erros!

Para resolver, é bem simples. Primeiro, você multiplica o 2 pelo 5 (unidade). O resultado será 10. A conta, portanto, ficará:

25

x2

____

0

O 1 (dezena do 10) ficará acima do 2 (dezena do 25). Depois, é hora de multiplicar 2 por esse outro 2 (totalizando 4). Depois, some o 1 que “subiu”. O resultado será:

25

x2

____

50

Faça muitas multiplicações para pegar bem o jeito. E, claro, continue a leitura deste artigo para conferir dicas de como ver boas videoaulas sobre o tema!

Quais são as propriedades da multiplicação?

Outra dica bacana para que você possa mandar muito bem nessa operação é conhecer as propriedades da multiplicação. Elas são:

  • comutativa;
  • associativa;
  • distributiva.

À medida que você for avançando nos estudos da multiplicação, você conhecerá melhor cada uma delas. Elas serão muito úteis para as equações e outros conteúdos da Matemática e da Física.

Como estudar matemática em casa com ajuda?

Agora, chegou a hora de descobrirmos como estudar esse conteúdo em casa! Nem sempre é fácil entender a teoria sozinho e, por isso, não há problema nenhum em precisar de ajuda.

Mas, como conseguir essa ajuda ao estudar em casa? Afinal, não há professores disponíveis para ensinar o conteúdo. É aí que você se engana!

Com o Stoodi, você tem o apoio de alguns dos professores mais bem-qualificados do mercado, que estão sempre a postos para ajudá-lo. Quer saber mais sobre esse cursinho completamente online? Confira, então, os benefícios dele a seguir!

Mais de 6 mil videoaulas

O Stoodi conta com milhares (literalmente!) de aulas de todas as matérias. Na disciplina de Matemática, são centenas de minutos dedicados a explicar todos os detalhes dos conteúdos que caem nos vestibulares!

Banco de questões com mais de 30 mil exercícios

Além das aulas, o Stoodi oferece também milhares de exercícios. Cada módulo contém muitas questões para que você possa treinar exaustivamente. E o melhor: todas elas têm resolução em vídeo, para que nenhuma dúvida seja deixada para trás!

Suporte contínuo ao aluno

Com o Stoodi, você não está sozinho. É possível interagir com os professores durante as lives e tirar as suas dúvidas ou, ainda, ter o suporte contínuo da monitoria especializada. Eles estão disponíveis para ajudá-lo com qualquer questão!

Plano de estudos personalizado

O Plano de Estudos é outro destaque de nosso cursinho online. Com ele, você tem um cronograma personalizado às suas necessidades, com matérias que realmente importam para que você conquiste a vaga dos seus sonhos na faculdade.

Responsabilidade social

Por fim, não podemos deixar de mencionar a responsabilidade social do Stoodi. Trabalhamos com valores justos, que cabem no seu bolso. E, durante a pandemia de COVID-19, todas as videoaulas e exercícios estão liberados gratuitamente para você!

Gostou de saber mais sobre a multiplicação? Agora, que tal fazer o seu cadastro no Stoodi e conferir ainda mais informações sobre essa importantíssima operação matemática? Ainda dá tempo de se preparar para o Enem e os vestibulares!

Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...

MMC – Mínimo Múltiplo Comum

Definição Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns. Exemplos 4 e 8 O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...