Veja o que é e entenda como calcular a raiz quadrada

Todas as vezes que te perguntarem qual é a raiz quadrada de um determinado número, você deve indicar um número positivo que multiplicado por ele mesmo chegue ao número inicial.

Como calcular raiz quadrada

Para calcular a raiz quadrada de 4, você deve procurar o número que, multiplicado por ele mesmo, chegue ao resultado 4.

2×2 = 4

Nesse caso, como pegamos um exemplo mais simples, sabemos que a raiz quadrada  é 2, já que 2 vezes 2 é igual a 4.

– Mas por que temos que fazer o número vezes ele mesmo? Qual é a lógica?

Exemplos de raiz quadrada

Como estamos falando de uma raiz quadrada, o número deve estar ao quadrado. Ou seja, devemos fazer uma potencialização de 2 para encontrar o resultado. Exemplos:

2²= 2.2 = 4
A raiz quadrada de 4 é 2.

4² = 4.4 = 16
A raiz quadrada de 16 é 4.

– Ahhh, entendi. Então é meio na base da tentativa, né?!

Sim, existem alguns métodos para se calcular a raiz quadrada, mas muitos se baseiam na tentativa e erro.

homem fazendo contas raiz quadrada

Para facilitar a sua vida, nossos professores de Matemática separaram uma lista com as principais raízes quadradas e seus resultados. Confira:
























A raiz quadrada não tem como resultado número negativo, por exemplo,  . A resposta correta é   .

Raiz quadrada na prática

Agora que você já viu o que é raiz quadrada e acompanhou alguns exemplos de como realizar esse cálculo, por que não fazer uns exercícios de raiz quadrada e praticar o conteúdo apresentado?

Se interessou por esse tema? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e veja todo o material criado para facilitar os seus estudos de Matemática.

0 Shares:
Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...

MMC – Mínimo Múltiplo Comum

Definição Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns. Exemplos 4 e 8 O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...