5 qualidades de um espaço ideal para freelancers

5 qualidades de um espaço ideal para freelancers

Você é um freelancer iniciante e decidiu investir em um espaço ideal para  realizar seu trabalho e ofícios? Ou é um profissional freelancer que vai migrar  para um escritório ou sala própria para realizar os serviços e funcionalidades?

Se a resposta for sim para qualquer uma das perguntas, é o momento ideal de  entender os principais passos para iniciar um espaço ideal para que haja  conforto, funcionalidade e que seja estrategicamente favorável para a  realização de serviços em qualquer nicho de atuação, focado em freelancers. 

Principalmente para profissionais freelancers iniciantes, existem dúvidas  que podem acarretar a inseguranças e erros a serem cometidos no momento de  realizar os investimentos para preparar o espaço ideal para o trabalho freelancer.

Mas, é possível investir pouco e de forma certeira, preparando um espaço  eficiente, confortável, e estrategicamente preparado para auxiliar e otimizar as  funcionalidades do profissional. Antes de tudo, do que trata-se o profissional  freelancer e seu espaço?  

O que é um profissional freelancer? 

O profissional freelancer pode se assemelhar ao termo “profissional autônomo”, no qual trata-se de um profissional que realiza seus serviços aos clientes de forma independente, sem qualquer relação e filiação com empresas. 

O profissional freelancer pode atuar nas mais variadas áreas, tudo depende de  ser seu próprio “patrão”; o mesmo realiza os serviços e determina os gastos,  lucros, necessidades, investimentos, entre outros. Cada vez mais, o freelancer  tem sido a aposta de muitas pessoas devido aos seus benefícios e vantagens,  desde pelo engajamento no Instagram e demais redes sociais, até pelo aumento de lucros e economias.  

woman in black long sleeve shirt sitting on brown wooden chair

É necessário um alto investimento para um espaço ideal para freelancer? 

Caso não seja possível um alto investimento em um espaço coworking, é ideal começar aos poucos,  mas, não sendo necessário um investimento alto de imediato. Comece com os  elementos básicos, sendo: móveis básicos, uma iluminação favorável, limpeza e  organização constante, equipamentos de qualidade e confortos nos móveis.

Com o passar do tempo, os móveis podem receber um investimento maior de 

acordo com a necessidade, mas, a qualidade não trata-se de valores altos e sim de organização, conforto e disposição dos elementos. 

Como é um espaço de um freelancer? 

Na realidade um espaço ideal para o profissional freelancer pode variar de acordo com a sua área de atuação, pois cada área pode necessitar de  determinados equipamentos e ferramentas.

Entretanto, existem alguns equipamentos e organização do espaço que podem ser planejados de maneira que seja ideal para as mais variadas áreas. Esse método pode ser denominado como um escritório, ou uma sala de recepção, depende muito do que o profissional irá realizar no espaço.  

Além dos próprios equipamentos e móveis, é ideal que existam alguns métodos de organização do próprio design de interior do espaço, para que seja  confortável para realizar os trabalhos e também caso seja necessário, um  espaço de recepção de clientes e colaboradores.

O conforto pode ser um investimento desnecessário na mentalidade de muitos, mas, a longo prazo pode  deixar o ambiente mais favorável para o trabalho, para um melhor aproveitamento do tempo e ajuda na saúde física e mental. 

5 qualidades de um espaço ideal para freelancers 

Lembrando que não são regras para todos os nichos, pois as necessidades de  um espaço ideal podem variar muito de acordo com a área de atuação. Mas, são dicas valiosas que podem auxiliar profissionais freelancer com seu espaço de trabalho e atendimentos. 

1. Móveis básicos (Mesas e cadeiras ideais para altura, mobilidade e espaço)

As principais necessidades de um espaço para trabalho profissional e principalmente para freelancer, é ter o básico dos móveis para que seja possível a realização dos serviços.


Possuir combo mesa e cadeira (ou mais de um) é um dos mais necessários, pois a maioria dos trabalhos necessitam de uma mesa e obviamente uma cadeira; sendo necessário priorizar que ambos sejam funcionais e confortáveis para  horas seguidas de trabalho e múltiplos serviços.

Outros móveis essenciais podem ser pequenas estantes ou prateleiras, para inserir eletrônicos, computadores, impressoras, etc, organizando todo o espaço e tornando visualmente agradável.

2. Aparelhos eletrônicos de qualidade

Para que o espaço ideal para freelancer seja de qualidade, é viável que todos os investimentos em computadores, impressoras, roteadores, câmeras, televisão e demais aparelhos eletrônicos necessários, sejam de qualidade, pois além de oferecer uma melhor performance, podem oferecer um desempenho mais satisfatório no trabalho e evitar gastos a longo prazo.

Além de claro, eliminar estresses e imprevistos que prejudiquem a qualidade do espaço e do trabalho. 

3. Invista em uma iluminação correta

A iluminação do espaço é essencial para uma qualidade de trabalho, uma vez que interfere no conforto, na satisfação do espaço e no desempenho do trabalho. Podendo ser iluminações do dia, ou mesmo lâmpadas e abajures, mas que sejam  eficientes e de qualidade.

4. Não sobrecarregue o espaço de móveis e poluição visual

Para um freelancer, o conforto e a qualidade do espaço (incluindo sua mobilidade  e espaçamentos) são essenciais para que a longo prazo o estresse,  dificuldade de realização de serviços e atendimentos, não sejam motivos que atrapalhem o trabalho.

Evite sobrecarregar o espaço de móveis desnecessários, cores vibrantes e decorações fora de contexto. As cores, a organização do espaço e a “limpeza” visual podem ser fatores que  interferem no estresse e na satisfação do espaço, então devem ser uma  prioridade para ter qualidade.

5. Separe o espaço de trabalho, dos espaços de descanso e lazer

Mesmo que não seja possível alugar um espaço ou uma sala, é necessário que de alguma maneira o local de trabalho do freelancer seja destinado apenas a trabalho, mesmo que apenas uma mesa, um “canto” na sala, ou um cômodo apenas. Para que ao fim do dia, o espaço seja  organizado para o próximo dia de trabalho e o descanso tenha seu lugar destinado apenas para descanso. 

O profissional freelancer tende a resumir seu espaço de trabalho em sua  própria residência, entretanto as pesquisas afirmam que para o conforto, saúde 

mental, organização e melhor aproveitamento do tempo (facilitando a realização  dos serviços). 
É ideal que o espaço de trabalho seja minimamente separado do  espaço de descanso e lazer, para que haja uma organização de onde será o  trabalho e onde será o tempo off. Se possível, investir em um coworking em Ribeirão Preto com equipamentos ideais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *