Horas complementares, o que são e como adquirir?

Podemos definir as horas complementares como atividades que são exigidas em cursos acadêmicos e tem como o objetivo de expandir os conhecimentos dos alunos sobre determinada área de atuação. As horas podem ser adquiridas por meio de monitorias, estágios, iniciação científica, cursos, entre outros,

Muitos estudantes deixam para o final do curso a aquisição dessas horas complementares, dificultando assim a conclusão do curso.

Porém, graças aos Cursos para Horas Complementares, palestras e congressos você conseguirá essas horas complementares sem precisar se preocupar.

Deseja aprender mais sobre essas horas complementares?

Se a resposta foi sim, continue a sua leitura neste artigo, abordaremos tudo que você precisa saber sobre essas horas.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar,

Vamos lá?

O que são horas complementares?

As horas complementares são atividades obrigatórias de cursos de acadêmicos, e o seu objetivo é de enriquecimento do processo de aprendizagem de aprendizado dos alunos. O intuito é de trazer experiências extra-curriculares ao aluno e que ela construa uma visão ampliada sobre a sua área de estudo.

As horas complementares são muito importantes para o enriquecimento do aluno. Com essas horas complementares o aluno conhecerá outros aspectos da sua futura profissão, adquirindo assim os conhecimentos que não são ensinados dentro da sala de aula.

De acordo com o MEC, todos os cursos de bacharelado, com a modalidade presencial, o estágio e as horas complementares não podem exceder a 20% da carga horária total do curso.

Quais são os benefícios das horas complementares?

·         Aperfeiçoar as habilidades do aluno;

·         Contato com a realidades fora da sala de aula;

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

·         Networking;

·         Oportunidade de fazer trabalhos práticos;

·         Aumento do conhecimento;

·         Preparo para futura especialização.

Como conseguir horas complementares rapidamente?

  1. Participe de eventos internos da sua universidade;
  2. Faça iniciação científica;
  3. Faça monitoria;
  4. Invista em um intercâmbio;
  5. Faça cursos online.

Por que elas são importantes?

As horas complementares tem bastante auxílio no aprimoramento do conhecimento dos alunos, elas são essenciais para o enriquecimento do processo de ensino e de aprendizagem. Pois, as atividades têm como objetivo promover ao aluno a complementação da formação social e profissional.

Com as atividades complementares você terá mais portas abertas para conhecer melhor a sua profissão. O aluno terá melhores chances de aprender sobre mais coisas fora da sala de aula, garantindo assim uma série de vivências produtivas em outros ambientes.

Além de garantir créditos, as atividades complementares têm o objetivo de trazer aprendizado válido para a carreira profissional, o aluno poderá escolher quais são as ações que farão sentido para ele, que trarão reflexos positivos e favoreceram o crescimento como um todo.

Quais atividades complementares são possíveis cumprir na faculdade?

Monitoria

A monitoria é uma das melhores opções de horas complementares para os estudantes que desejam se envolver cada vez mais no universo acadêmico. Através delas o aluno terá a oportunidade de ajudar os demais colegas de outros períodos em determinada cadeira. E ao mesmo tempo que ensina, o monitor reforça para si o conteúdo e assim desenvolve melhor as suas habilidades de comunicação e de relacionamento.

Um ponto positivo que podemos destacar é que a monitoria é realizada dentro da própria faculdade, e assim torna-se mais fácil de encaixar ela no decorrer da sua rotina.

Estágios profissionais

Os estágios são uma ótima forma de conquistar experiência profissional, sendo algo essencial para todo graduando. Pois, por meio dos estágios, o aluno vai adquirir conhecimento sobre diversos ramos de atuação, além de conseguir profissionalismo e desenvolvimento interpessoal.

Os estágios profissionais são uma excelente atividade complementar, que podemos definir como atividades muito enriquecedoras. E não é à toa que, em muitos casos, eles são obrigatórios.

Essa atividade complementar é uma ótima oportunidade para enriquecer o seu currículo e até mesmo encontrar um ótimo emprego para quem está nos semestres finais da faculdade, pois muitas empresas têm o costume de efetivar estagiários depois que eles se formam.

Intercâmbio

Podemos definir o intercâmbio como uma excelente atividade complementar para os estudantes que desejam melhorar a sua fluência em um determinado idioma, e ainda de quebra conhecer um novo país e outras culturas. E por isso, é uma excelente experiência para conseguir novos conhecimentos.

Caso você tenha essa oportunidade, é muito interessante pesquisar se a sua universidade não tem algum programa de intercâmbio, pois assim, você conseguirá cursar mais do que um semestre em outro país.

Iniciação Científica

Ter em seu currículo a iniciação científica como atividade complementar é uma excelente forma de deixá-lo ainda mais atraente para conseguir um bom emprego. Pois, isso vai demonstrar que você tem interesse e comprometimento em fazer parte de estudos.

A IC, é uma maneira muito eficaz de criar intimidade com os professores, participar de um evento online gratuito acadêmico, como por exemplo, congressos e seminários, e aprender cada vez mais sobre trabalhos científicos.

Se você tem o interesse de trabalhar em uma Iniciação Científica, saiba que todas as faculdades costumam ter alguns grupos de pesquisa coordenados pelos próprios professores, que são os responsáveis por selecionar alunos da graduação para bolsas de iniciação científica.

Faça cursos online grátis

A plataforma Certificado Cursos Online é muito famosa no campo de cursos online, ela conta com uma didática prática e fácil entendimento.

Os cursos online são muito procurados por diversos alunos, pois ele tem uma maior flexibilização de horários para os alunos.

Os cursos online têm uma grande variedade de áreas ensinadas, como por exemplo, Curso de Digitação, Curso de Inglês, Curso de Excel, entre outros.

É sempre válido ressaltar que, os cursos gratuitos são aceitos em muitas universidades, desde que o curso tenha relação com a sua área de formação. E para que o curso possa ser usado hora complementar, você deverá ter a obtenção do certificado com a quantidade de horas que foram estudadas.

Depois de ler sobre as ”horas complementares, o que são e como adquirir”, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.