5 situações que prejudicam a concentração

A concentração ou atenção concentrada é a capacidade de manter o foco em uma determinada atividade sem perder o rendimento ao longo do tempo.

5 situações que prejudicam a concentração

A concentração ou atenção concentrada é a capacidade de manter o foco em uma determinada atividade sem perder o rendimento ao longo do tempo. 

Há muitos fatores que podem prejudicar a capacidade de concentração de um indivíduo. Vou falar um pouco mais sobre cada um desses fatores nos próximos tópicos. 

Sonolência

Pessoas com sono de má qualidade ou em quantidade insuficiente passam a ter sonolência diurna, evoluindo com prejuízo da concentração e da memória. 

Para aqueles que desejam boa produtividade, o momento de despertar imposto pelas necessidades sociais deve coincidir com o despertar espontâneo. Assim o horário ideal para dormir é o que permite despertar no momento das obrigações de forma espontânea, sem a necessidade de um despertador. 

As pessoas que não conseguem manter um padrão de sono satisfatório e têm prejuízos no desempenho escolar podem ter um distúrbio do sono, sendo indicado que procurem auxílio médico especializado. 

Hábitos alimentares ruins

A influência da dieta na capacidade de concentração foi tema de diferentes pesquisas clínicas.

Em um estudo realizado no Reino Unido, pesquisadores observaram que quanto maior o consumo prévio de junk food (alimentos de baixa qualidade nutritiva), pior era o rendimento escolar. As pontuações em testes de matemática, ciências, leitura e escrita eram maiores entre os estudantes que vinham de famílias com padrão alimentar mais saudável. 

Cada vez mais, não só a desnutrição mas também os hábitos alimentares ruins têm sido associados a um pior desempenho acadêmico. É preciso priorizar o consumo de alimentos frescos e naturais, evitando as práticas listadas adiante:

  • Pular o café da manhã
  • Dispensar frutas, verduras e legumes para consumir sanduíches
  • Ingestão de açúcares
  • Ingestão de gorduras saturadas

Desinteresse

Uma das peculiaridades da atenção é que ela depende do interesse e da necessidade relacionada à atividade.

É mais fácil manter a concentração em tarefas que ativam o centro do prazer. É por essa razão que as crianças desatentas nas atividades escolares são as mesmas que conseguem passar muitas horas jogando videogames. Além disso, quanto mais urgente for a realização de uma tarefa, maior a facilidade em permanecer concentrado nela. 

Excesso de informações

O nosso cérebro não é capaz de processar todas as informações recebidas.  Tanto é que o trabalho de controladores de voos fica complicado quando eles ouvem as vozes de vários pilotos misturadas em um mesmo alto falante. Muito do nosso conhecimento sobre a atenção veio de estudos sobre essas dificuldades enfrentadas no controle do tráfego aéreo.

Por sermos incapazes de processar todas as informações, a nossa atenção seletiva escolhe somente as informações que são importantes para nós. Aquilo que é considerado irrelevante será descartado e ignorado pelo nosso cérebro. 

Em uma festa barulhenta, por exemplo, não saberemos o que dizem todas as pessoas. Há a tendência de fixar a atenção em uma única voz enquanto nos desligamos de todas as outras. Esse fenômeno é conhecido como cocktail party effect (efeito coquetel) e foi descrito por Cherry em 1953. 

Transtornos mentais

Muitas doenças mentais prejudicam a capacidade de concentração. Algumas delas estão resumidas a seguir.

  • Na depressão, o paciente tem dificuldade de concentração porque tende a focar em si mesmo, nas próprias dificuldades e nos sentimentos negativos. Em contrapartida, pode não ser capaz de perceber os estímulos prazerosos.
  • A ansiedade também pode levar à dificuldade de concentração. Pessoas ansiosas tornam-se desatentas por estarem concentradas na preocupações e ruminações que possuem.
  • No TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — os pacientes podem ter sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Aqueles que são desatentos consideram difícil ler um livro até o fim. Há um teste de TDAH para adultos disponível no nosso site.

É importante procurar ajuda de um psiquiatra, caso suspeite que tenha alguma dessas doenças.

Referências Bibliográficas

DUARTE, João Carvalho. Privação do sono, rendimento escolar e equilibrio psicoafectivo na adolescência. 2011.

FEINSTEIN, Leon et al. Dietary patterns related to attainment in school: the importance of early eating patterns. Journal of Epidemiology & Community Health, v. 62, n. 8, p. 734-739, 2008.

FRANCO DE LIMA, Ricardo. Compreendendo os Mecanismos Atencionais. Ciênc. cogn.,  Rio de Janeiro ,  v. 6, n. 1, p. 113-122, nov.  2005 .   Disponível em <https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212005000300013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  01  ago.  2021.

https://br.wiki2.wiki/wiki/Cocktail_party_effect acessed on August 1st, 2021.

Malloy-Diniz, Leandro F.; Fuentes, Daniel; Mattos, Paulo; Abreu, Neander. Avaliação Neuropsicológica (p. 83). Artmed. Edição do Kindle.

Sertori, Priscila Cerqueira Ferreira; Serafim, Antonio de Pádua; Rocca, Cristiana Castanho de Almeida. Estimulação da atenção de crianças e adolescentes . Manole. Edição do Kindle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *