Interpretação de texto: 6 dicas para manda muito bem!

Veja também como fugir das pegadinhas

Interpretação de texto: 6 dicas para manda muito bem!

Se você já prestou o Enem ou resolveu alguma prova das edições passadas, você sabe que esse exame possui diversos textos longos. Isso acontece porque uma das coisas que o Enem quer saber é se você consegue interpretar de forma correta as informações que são disponibilizadas.

A interpretação de texto é, sem dúvidas, o que mais cai e é exigido no Enem. Se o candidato não consegue compreender as informações no enunciado, dificilmente vai conseguir mandar bem na prova. Para ajudar você a melhorar sua capacidade de interpretação, separamos 5 dicas valiosas! Vamos lá?

1.Treine a leitura antes da prova

Nossa primeira dica é: durante a preparação para o Enem, tenha o hábito de ler textos longos. Isso ajudará muito no dia da prova, pois você já criará uma resistência maior para conseguir ler vários textos durantes horas e ajuda a melhorar, e muito, sua interpretação de texto.

Procure textos de jornais, atualidades e, principalmente, procure provas das edições anteriores para já se acostumar com as questões e formato da prova.

2. Descubra o que pede a questão

Para não perder tempo, a segunda dica é ler a pergunta antes do texto. Veja o que ela pede e faça uma leitura mais direcionada, focando nos pontos mais importantes do texto e sempre com muito atenção, afinal, em média, o candidato tem 3 minutos para responder cada questão no Enem.

3. Leia de forma estratégica

Não tenha pressa na hora de ler. Comece sua leitura procurando as informações necessárias para entender a ideia central do texto. Circule, sublinhe e monte esquemas se for preciso para entender a lógica do pensamento do autor.

No fim das contas, você verá que ganhou tempo com tudo isso.

4. Responda à pergunta mágica

Depois de ter feito tudo isso, procure responder em poucas palavras uma pergunta bem esclarecedora: “Esse texto fala sobre o quê?”

Se você conseguiu identificar o sentido e a proposta dele, isso significa que você está no caminho certo.

menina lendo livro para o enem

5. Volte ao texto e leia novamente

Se o conceito não ficou claro ou se você achar melhor voltar ao texto por precaução, faça isso. Separe as palavras-chave e certifique-se que sua interpretação estava correta – fazer isso aumenta muito o índice de acertos.

6. Visualize o contexto e escolha sua alternativa

Na hora de escolher a resposta, faça uma última pergunta para ajudar nessa escolha: “Qual alternativa resume melhor a ideia do texto?” Encontre, justifique para você mesmo e descarte as opções que não cabem no contexto.

Se durante o momento de escolher a resposta correta você ficar em dúvida sobre a questão, temos algumas ficas importantes:

A primeira coisa muito importante é: não faça suposições não comprovadas pelo texto. Mesmo que uma informação seja verdadeira, não devemos trazer elementos externos para as nossas respostas, ok?

Outra dica é sempre focar na pergunta. Uma forma de fazer pegadinhas é disponibilizar diversas informações verdadeiras presentes no texto. Nesse caso, pense: “O que a questão quer saber?, e responda.

Desconfie de palavras extremas como nunca, nenhum, ninguém, sempre, todos e sem exceção. Geralmente, as alternativas que possuem essas palavras muito fortes e estão num grau de intensidade errado.

Por fim, procure a alternativa mais clara possível. Escolha aquela que possui uma declaração com provas que não podem ser contestadas – fazendo isso você encontrará a resposta correta.

Gostou das nossas dicas? Agora é só colocar em prática e mandar muito bem nas interpretações de textos no Enem! Quer aprender ainda mais sobre esse e outros assuntos? Conheça nosso plano de estudos e aprofunde seus estudos para o Enem e vestibulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *