Artigo: o que é, tipos e exemplos!

Sabe sabe o que são artigos? Aprenda o que são, quais os tipos e como utilizar corretamente em seu texto!

Artigo: o que é, tipos e exemplos!

Ao contrário do que vemos na Língua Inglesa — na qual os principais artigos são limitados apenas pela palavra the —, o Português traz muitas variações nessa classe gramatical. O artigo, para nós, é extremamente útil para a diferenciação e especificação dos substantivos que ele acompanha.

E, sem dúvidas, manjar bem de Gramática é fundamental para os vestibulares, não é mesmo? Por isso, hoje, aprenderemos sobre uso, função e tipos de artigos — um tema muito importante para o caderno de Linguagens e Códigos do Enem e, claro, para que você saiba empregá-los adequadamente em sua redação. Boa leitura!

O que é artigo?

Os artigos são definidos, de modo simples, como palavrinhas que são utilizadas para “modificar” um substantivo. É como se eles fossem adjetivos que dão característica a uma determinada palavra. A diferença é que aqui não são oferecidas qualidades ou defeitos a esse termo.

Nos artigos, a características dada à palavra é a sua flexão em número e gênero. É por isso que, ao observarmos um termo, podemos identificar se ele está no singular, no plural, no feminino ou no masculino.

Essa é, portanto, uma das dez classes de palavras fundamentais da Língua Portuguesa. Sem ela, a compreensão de muitas coisas ficaria bem confusa e pouco intuitiva — ainda, é claro, que isso funcione muito bem em alguns idiomas que não têm uma grande variedade de artigos como o nosso.

Funções do artigo

Agora que já sabemos direitinho o que é um artigo, que tal discutir brevemente suas funções? Dessa maneira, você conseguirá compreender melhor o assunto e até passará a identificar os artigos com mais facilidade em frases e orações. Vamos lá?

De forma um pouco mais técnica, a função primordial dos artigos é a de atuar como um adjunto dos substantivos que eles acompanham. Sua utilização cria uma variável na palavra, que traz uma característica única a ela, determinando-a.

Esse tipo de ferramenta é essencial para nós: facilita a comunicação, melhora a compreensão textual e permite que possamos ser muito mais específicos em relação àquilo que estamos tentando dizer. Mais à frente, veremos os tipos de artigo e isso ficará bem mais claro!

Tipos de artigo

Agora, veremos um pouco sobre os tipos de artigo. Chegou a hora de compreender como eles funcionam na prática. Dessa maneira, você verá toda a sua importância e poderá relacionar melhor este assunto com outros temas da disciplina de Português.

Artigo definido

O artigo definido é aquele que define um substantivo, dando a ele características determinadas e específicas.

lâmpadas artigo definido

Os artigos definidos são:

  • o;
  • a;
  • os;
  • as.

Como podemos observar, eles podem estar tanto no plural quanto no singular. Há, também, variação de gênero.

Artigo indefinido

O artigo indefinido, em contrapartida, é aquele que confere características indeterminadas a um substantivo. Com eles, a palavra subsequente não tem especificidade e delimitação bem claras.

Os artigos indefinidos são:

  • um;
  • uma;
  • uns;
  • umas.

Mais uma vez, é possível fazer a flexão de gênero e grau nos artigos acima mencionados, mas é também fácil perceber que eles deixam muitas dúvidas quanto à especificidade do substantivo.

Combinação de artigos

Há, ainda, a opção de mesclar alguns artigos com preposições e criar palavras completamente novas! A seguir, veja algumas combinações e contrações que são originadas da junção de um artigo com uma preposição:

  • ao (a + o) / aos (a + os);
  • à ( a + a) / às (a + as);
  • no (em + o) / nos (em + os);
  • na (em + a) / nas (em + as);
  • pelo (por + o) / pelos (por + os);
  • pela (por + a) / pelas (por + as);
  • do (de + o) / dos (de + os);
  • da (de + a) / das (de + as);
  • num (em + um) / nuns (em + uns);
  • numa (em + uma) / numas (em + umas).

Bacana, não é mesmo? Isso é uma ferramenta incrível para escrever cada vez melhor e, claro, correlacionar o tema com outros assuntos, como o uso de acentos diferenciais e crase, a acentuação gráfica e as próprias preposições.

Exemplos de artigos

Agora, que tal vermos alguns exemplos para observar como esses artigos e suas misturas com preposições são utilizados na prática? Veja a seguir:

O garoto é muito estudioso.

Um dos garotos é muito estudioso.

A menina adora brincar.

Uma menina adora brincar.

Fui ao supermercado essa noite.

Passei pela porta ao sair.

O fato ocorreu num domingo.

Brincar com essas palavras é muito importante e pode enriquecer bastante suas produções de texto. Por isso, treine bastante e busque incluir variações sempre que possível para fugir das repetições!

Artigo: exercícios

Para fechar o bate-papo, vamos fazer alguns exercícios rápidos sobre artigos para testar os seus conhecimentos e dar aquela treinada! Essas são questões que foram cobradas em vestibulares ou concursos públicos, o que mostra que esse tipo de assunto não pode ser deixado de lado na hora dos estudos. Confira!

1. (UFMG) Os termos destacados a seguir classificam-se como artigos definidos, EXCETO em:

a)     Os garis do sábado teriam que dar mais duro para compensar a redução da equipe da Comlurb.

b)     Todo mundo culpou a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro.

c)      A partir de fevereiro, as caçambas dobrarão de volume, de 120 litros para 240 litros.

d)     A areia das praias do Rio de Janeiro está coalhada de palitinhos, plásticos e cocos.

Resposta: C

2. (Fuvest) As duas manas Lousadas! Secas, escuras e gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, não existia nódoa, pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua, entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente.

(Eça de Queirós, A ilustre Casa de Ramires)

No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente:

a)     atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece;

b)     acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários;

c)      definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade;

d)     particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela maledicência;

e)     associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.

Resposta: B

Agora você já está pronto para dar continuidade em seus estudos sobre artigo e vários outros temas da Língua Portuguesa. O que está esperando? Confira agora mesmo o nosso Plano de Estudos e comece a se preparar para as provas com os melhores professores e a equipe mais capacitada em vestibulares!

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *