“Através” é a mesma coisa que “Por meio de”?

Saber usar corretamente essas locuções pode ajudar muito na sua redação

“Através” é a mesma coisa que “Por meio de”?

Saber usar corretamente essas locuções pode ajudar muito na sua redação

 

A resposta é não. Mesmo sendo locuções muito parecidas, elas devem ser usadas em contextos diferentes.

É exatamente por isso que muitos estudantes se confundem com os termos. A maioria das pessoas acredita que elas querem dizer a mesma coisa, mas não é bem assim.

Através: apresenta uma ideia de movimento físico. Toda a vez que usamos essa palavra devemos nos referir a algo com sentido de atravessar, cruzar de um lado para o outro.

Por meio de: apresenta a ideia de um instrumento que é necessário para executar a ação. Sempre que usamos esse termo devemos substituir pela expressão “por intermédio de”.

Por exemplo:

Eu converso com meus amigos através da internet”. Será que essa frase está correta?

Bom, se você entra no seu computador, atravessa a rede de conexão e sai no computador do seu amigo para conversar, então está correta sim.

Agora, se você quis dizer que a internet é um instrumento que possibilita vocês conversarem, aí deveria apresentar a expressão por meio de, no lugar de através – ficaria mais adequado.

Já a frase “Deixo uma luz acesa para entrar através da fresta da porta” está correta. A luz passa literalmente pela fresta e ilumina o outro ambiente. Nesse caso devemos deixar a frase exatamente como está.

Resumindo: as duas locuções estão corretas, mas devem ser usadas no seu devido contexto. Preste atenção nos detalhes, treine bastante e deixe sua linguagem cada fez mais correta – temos certeza que o corretor vai levar em consideração na hora de corrigir seu texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *