Cena ou sena: é com s ou c?

Descubra se a palavra “cena” é mesmo com C, ou se pode ser com S.

Cena ou sena: é com s ou c?

Assim como acontece com várias palavras na Língua Portuguesa, o emprego de “s” ou “c” gera muita confusão, principalmente quando as palavras são homófonas, ou seja, a pronúncia é igual, mas a grafia e o significado são diferentes.

Este é o caso de cena e sena. As duas palavras existem e estão corretas. São pronunciadas da mesma forma, mas significam coisas completamente diferentes. Continue a leitura e confira!

Cena: significado

Cena, com “c”, faz referência a um lugar onde a ação acontece, à própria ação ou a um cenário ou paisagem. É muito utilizado no contexto de apresentações de teatro. Tem origem na palavra latina scena, sendo sinônimo de acontecimento, episódio, palco, local, espaço, entre outros.

Pode, ainda, fazer referência a um escândalo, um escarcéu, uma dissimulação.

Exemplo do uso de “cena”

  • Qual é a sua cena preferida no filme que assistimos ontem?
  • A polícia já está na cena do crime, investigando.
  • Neste quadro, o pintor reproduziu uma cena bastante familiar.

Sena: significado

Por sua vez, a palavra sena, grafada com “s”, tem origem no latim sena, sendo sinônima de seis. Neste caso, faz referência a conjuntos de seis, como a face do dado, a peça do dominó de duas senas, cartas com o número seis no baralho, entre outros.

Em um sentido ainda mais restrito, pode indicar o nome de um povoado indígena em Moçambique – África. Aparece ainda como o nome botânico de várias espécies de plantas ou faz referência a famílias italianas (Senna/Sene/Sena).

No Brasil, seu uso é muito frequente nas loterias nacionais, como na Mega-Sena, principal prêmio dos sorteios da Caixa Econômica Federal.

Exemplo do uso de “sena”

  • Você viu quem ganhou na Mega-Sena deste mês?
  • Escolhi a sena de ouros no baralho dessa vez.

Curtiu nosso post? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera e mandar bem no Enem 2021! Cadastre-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *