Classicismo: o que é, características e mais!

Aprenda neste post tudo sobre o Classicismo, suas principais características, principais obras e autores do período literário!

Classicismo: o que é, características e mais!

O início do período Clássico da história da humanidade corresponde ao fim da Idade Média. A chamada Idade das Trevas deu lugar ao Renascimento — época de grandes descobertas e desenvolvimento das ciências e da cultura.

Na Literatura, o estilo de época dominante é o Classicismo, também denominado Quinhentismo. Sua maior característica é uma volta aos padrões valorizados na Antiguidade Clássica e a ênfase nas qualidades humanas e racionais.

Vamos, então, entender o conceito de clássico na Literatura para, na sequência, conhecer mais sobre as características e os principais autores do Classicismo a fim de ampliar seus conhecimentos gerais e se preparar para a prova de Literatura do Enem!

O que é o Classicismo?

O Classicismo na Literatura e na Arte em geral caracteriza-se por uma valorização ou uma redescoberta da Antiguidade Clássica, período do apogeu grego e latino. Após dez séculos de obscurantismo, em que a Igreja Católica detinha o poder cultural e econômico e o teocentrismo vigorava, entra em cena o Renascimento da cultura, da ciência e das artes.

Como o nome indica, o homem “renascia”, depois de ter ficado “adormecido” durante o período medieval. Isso provoca o surgimento do antropocentrismo e a valorização da razão em detrimento da fé e da emoção.

Fatores históricos permitiram e influenciaram o Classicismo, como a invenção da imprensa por Gutemberg, as grandes navegações e o desenvolvimento das ciências com Galileu Galilei no século XV.

Desfazendo-se das amarras da Idade Média, o homem passa a divulgar os conhecimentos de forma mais rápida e a descobrir novas terras e povos — e isso tudo se reflete na Literatura.

Características do Classicismo

De modo amplo, o movimento renascentista abrangeu a Literatura, a Música, a Arquitetura e as Artes Plásticas. Na produção de textos literários, ficou consagrado como Classicismo.

Principais características do Classicismo na Literatura

  • ideal de beleza clássico: grego e romano;
  • neoplatonismo: subdivisão entre mundo real e mundo ideal;
  • valorização da obra e não da subjetividade do artista, o que é demonstrado na busca pela perfeição, seja nos poemas, seja nas artes plásticas e na pintura;
  • antropocentrismo e racionalidade;
  • gêneros bem limpos e definidos, sem misturas entre épico e lírico, por exemplo;
  • retorno aos ideais clássicos de beleza;
  • influência da mitologia clássica.

Classicismo em Portugal

Para entender o que é Classicismo na Literatura Portuguesa, é preciso voltar a 1527, ano em que o poeta Francisco Sá de Miranda traz da Itália a novidade na forma de escrever, priorizando o soneto — estrutura poética composta por dois quartetos e dois tercetos — introduzindo o Doce Stil Nuovo.

O Classicismo na Literatura Portuguesa compreende os séculos XV e XVI, e tem como principal representante o poeta Camões (sobre o qual falaremos mais em um próximo tópico).

igreja católica classicismo

Classicismo no Brasil

As marcas deixadas pela Antiguidade Clássica na Literatura também repercutiram no Brasil. A colônia vivia o período que antecede o Barroco (primeiro movimento literário ocorrido, de fato, em solo brasileiro).

Nessa época, de início da colonização e povoamento das terras recém-descobertas, eram produzidos aqui apenas textos voltados a:

Literatura de Informação

Seu objetivo era relatar à metrópole Portugal o que ocorria na colônia. O exemplo mais conhecido é A carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel I contando sobre o descobrimento. Neste trecho, você acompanha a narrativa do momento em que os navegantes viram a terra pela primeira vez e, após, o primeiro contato com os nativos:

Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome o Monte Pascoal e à terra a Terra da Vera Cruz.

E o Capitão-mor mandou em terra no batel a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens. Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas.

Literatura de Catequese

São os textos produzidos principalmente pelos padres jesuítas com a finalidade de catequizar os índios e convertê-los ao cristianismo. São exemplos de texto o Tratado contra a antropofagia e o Diálogo sobre a conversão do gentio, de Padre Manoel da Nóbrega.

Principais obras do Classicismo

As principais obras do Classicismo na Literatura são nomeadas a seguir. Aproveite para registrar a que mais te interessar para dar seguimento à leitura do livro.

Camões e Os lusíadas

Em 1572, Luiz Vaz de Camões publica sua grande obra, o poema épico Os lusíadas. Embora tenha escrito vários outros poemas líricos, a exaltação à bravura do povo português e de Vasco da Gama em sua viagem às Índias, é sua obra mais famosa. É composta por 1.102 estrofes de oito versos, cada um com dez sílabas métricas.

Leia uma delas, que pertence ao Canto V, parte da narrativa em que, do navio, se veem as maravilhas da África:

Àquela ilha aportamos que tomou

O nome do guerreiro Santiago,

Santo que os Espanhóis tanto ajudou

fazerem nos Mouros bravo estrago.

Daqui, tanto que Bóreas nos ventou,

Tornamos a cortar o imenso lago

Do salgado Oceano, e assim deixamos

A terra onde o refresco doce achamos.

Dante Alighieri e A divina comédia

O maior escritor italiano — e do mundo — de todos os tempos, Dante Alighieri deixou poemas líricos, mas seu grande legado é A divina comédia. Dividida em Inferno, Purgatório e Paraíso, conta a trajetória pela qual passa a alma do narrador em busca de sua amada Beatrice.

Na primeira parte da trilogia, O inferno, o narrador passa por maus momentos. Veja um trecho do Canto V:

Não demoramos mais naquele lugar pois o dia já chegava ao fim, e nosso tempo era curto. Descemos então para o quinto círculo por uma vereda escura onde nascia uma fonte de água preta e fervente. Atravessamos o riacho e acompanhamos suas encostas através de um caminho estreito, até que chegamos finalmente às margens de um vasto pântano chamado Estige, onde o riacho desaguava.

Apesar da escuridão, pude ver naquela água escura, vultos nus cobertos de lama remexendo-se, com feições iradas. Eles esmurravam-se com as mãos, batiam cabeças, se chutavam e arrancavam as peles uns dos outros com os dentes.

— Filho — disse o bom mestre —, aqui tu vês as almas dos vencidos pela ira, e vou dizer-te ainda, se me crês, que embaixo d’água há gente que suspira, fazendo-a borbulhar. São aqueles vencidos pelo rancor, a ira contida e passiva, porém igualmente destrutiva. Eles gorgolam o lodo e formam as bolhas que pipocam sobre esta lama fétida. 

Esperamos que você tenha compreendido o que é o Classicismo na Literatura e como ele integra o Renascimento das artes e das ciências, transformando o mundo tal como o conhecia o ser humano até então.

Na Literatura, especialmente, apesar do resgate de valores clássicos gregos e romanos, o que se viu foram obras de altíssima qualidade e de caráter inédito, tanto em relação à forma quanto ao conteúdo.

Se você deseja conhecer mais temas relacionados à Literatura e a outras disciplinas, conheça o Plano de Estudos Stoodi: uma excelente forma de se preparar para o Enem e os vestibulares de todo o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *