Como melhorar minha interpretação de texto?

10 dicas que vão te ajudar a escolher a alternativa certa durante o vestibular

Como melhorar minha interpretação de texto?

10 dicas que vão te ajudar a escolher a alternativa certa durante o vestibular

A habilidade de interpretar um texto pode determinar o desempenho de um estudante no vestibular. Não adianta o aluno saber o conteúdo completo do edital se ele não conseguir entender o que a questão está solicitando, não é mesmo?

Quando se fala em ENEM então, isso se potencializa. Esse exame é muito famoso por conter vários textos (e a maioria deles não é tão pequena assim). Pensando nisso, a professora Priscila revelou algumas estratégias de leituras para ajudar na interpretação de texto no vestibular.

Conheça 10 dicas para melhorar a sua interpretação de texto:
1. Lembre-se que leitura estratégica não é a mesma coisa que leitura rápida

A prof. Priscila chama atenção para uma questão muito importante: ler de forma estratégica não é a mesma coisa que ler rapidamente, ok?

A leitura estratégia é quando o aluno já procura as informações necessárias para entender a ideia central do texto, quando ele observa o papel de cada fragmento e quando descobre exatamente onde buscar as informações específicas – tudo isso seguindo a lógica do pensamento do autor.

Em contrapartida, quando o estudante lê rápido, ele corre o risco de perder informações importantes, de não compreender exatamente as ideias do texto (podendo até misturar umas com as outras) e, por consequência, inverter o sentido do texto.

2. Responda à pergunta mágica

Pensando de forma geral, o segredo é o aluno fazer inicialmente uma leitura generalizada, em busca de responder uma pergunta: “Esse texto fala do quê? ”. Nesse momento, não é preciso se preocupar com o significado particular de palavras que não são tão usuais no seu vocabulário. Entendeu o sentido da frase? Então segue o jogo.

3. Entenda o contexto

Um truque muito útil para identificar a ideia principal do texto é o aluno entender o cenário como um todo. Isso pode ser cobrado nas questões do ENEM e outros vestibulares das seguintes formas:

– Qual das alternativas resume melhor a ideia do texto?
– Qual dos seguintes títulos seria o mais apropriado para este conteúdo?

4. Leia as questões e volte ao texto de forma direcionada

Depois dessa leitura geral, o aluno deve se atentar aos enunciados. Já ciente do que cada questão quer saber, ele vai fazer uma leitura atenta e bem detalhada no texto, identificando qual o papel de cada parágrafo e separando as palavras-chaves.

Ex: O texto fala sobre meio ambiente. O primeiro parágrafo apresenta um problema que está acontecendo com o descarte de lixos em locais proibidos. O segundo parágrafo vai explicar como o lixo pode prejudicar o meio ambiente. O terceiro parágrafo vai ressaltar o que já está acontecendo. O quarto pode fazer uma previsão do que acontecerá se isso não mudar, e por aí vai até a conclusão do texto.

Conseguiram pegar o espírito da coisa? Se você já sabe que determinada questão vai perguntar o que está acontecendo na atualidade, você deve prestar atenção no terceiro parágrafo – que possui o papel de expor exatamente isso.

5. Não traga elementos externos para suas respostas

Muita atenção nessa dica: não faça suposições não comprovadas pelo texto, mesmo que elas sejam verdadeiras.

Quando se trata de interpretação de texto, nós devemos nos basear apenas no que está escrito no texto, ignorando informações que, apesar de verídicas, não estão presentes.

6. Não se confunda com informações corretas em momentos inadequados

Essa é uma das formas mais fáceis de cair numa pegadinha. Não é só porque uma alternativa é verdadeira e está presente no texto que ela é obrigatoriamente a correta. Ok?

Atente-se apenas ao enunciado da questão e responda o que ela está solicitando.

Usando o exemplo acima do texto sobre meio ambiente: se a questão quiser saber quais os problemas ambientais que estão acontecendo na atualidade, não responda quais são todos os problemas (atuais e futuros).

7. Cuidado com palavras generalistas e fortes

Nunca, sempre, nenhum, todos, sem exceção e derivados devem chamar sua atenção na hora. Todas as vezes que tiver uma palavra dessas nas alternativas de respostas, pergunte-se: “Mas será que são todas mesmo?” ou “A palavra nunca é adequada para essa resposta?”.

Dificilmente esses termos fazem parte da alternativa correta – mas pode acontecer

8. Encontre informações implícitas

Existem algumas informações que podem fazer a diferença na hora de responder que não estão necessariamente explícitas no texto. Preste sempre atenção ao tom que o autor dá ao texto, por exemplo.

Responda internamente as perguntas, “Esse texto está agressivo? Ele é irônico? Como o autor aborda esse assunto?”. Depois disso, observe como o autor apresenta seus argumentos. Leve em consideração também as exclamações, o título e os elementos conectivos.

9. Pratique sua leitura com regularidade

Lembre-se de que o hábito da leitura facilita (e muito) no momento de fazer a interpretação – justamente porque lendo com regularidade, você exercita a leitura estratégica e evita fazer apenas uma leitura rápida.

10. Escolha sempre a declaração com provas que não podem ser contestadas

Por fim, a última dica é sobre a escolha das alternativas quando você está em dúvida sobre duas. Nesse caso, procure a alternativa com a informação mais clara o possível – esta será a correta.

Existe um método que diminui muito o índice de erros nas interpretações de texto. Leia todas as alternativas, separe a que contém a informação correta e identifique o erro em todas as outras alternativas.

Requer mais tempo? Sim. Mas o resultado compensa muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *