Descubra o que é conotativo!

O que são conotativos? Como eles caem nos vestibulares? Quais são as suas características? Descubra agora mesmo!

Descubra o que é conotativo!

A prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no Enem é uma das que mais exige competências dos candidatos. O mesmo é válido para os cadernos de Português, em outros vestibulares.

E não é para menos! O nosso idioma é supercomplexo, a nossa Literatura é muito vasta e, quando unidos, esses pontos trazem uma série de detalhes que não podem passar despercebidos pelos estudantes.

Um desses assuntos é o que trata sobre o sentido conotativo. Você lembra desse conteúdo ou gostaria de aprendê-lo pela primeira vez? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é conotação?

Sabe quando falamos algo como “o carro estava voando naquela estrada”? É óbvio que o automóvel não estava de fato pairando nos ares e, sim, com uma velocidade bem alta. Isso é uma conotação.

Conotação é o nome dado à aplicação de um sentido figurado, ou seja, de “faz de conta” em uma frase.

Quais são os exemplos de conotação?

Confira, a seguir, algumas frases que podem ajudá-lo a compreender melhor a conotação:

O amor é fogo que arde sem se ver.

Aquela garota é um doce.

O menino vive com a cabeça na lua!

Devorei o livro em menos de 2 dias.

O que é sentido conotativo?

O sentido conotativo é conhecido popularmente como sentido figurado. Ele tem as seguintes características:

  • uso de metáforas, hipérboles, catacrese e outras figuras de linguagem;
  • uso de palavras com sentidos que extrapolam o que está no dicionário;
  • forte expressão e criatividade no uso das palavras;
  • significado que é, muitas vezes, subjetivo (ou seja, que pode ser interpretado de formas diferentes dependendo de quem lê ou ouve a frase).

Esse é um recurso muito utilizado na Literatura, mas que também faz parte da linguagem coloquial do dia a dia.

E o denotativo? O que é?

Não podemos falar sobre conotação sem mencionarmos a denotação. Ela é o exato oposto do sentido conotativo, ou seja, traz um sentido literal e palavras que seguem o seu significado dos dicionários.

Como os conotativos são cobrados no vestibular?

Agora, veja um exemplo de questão que foi já deu as caras em uma edição de vestibular:

(Fuvest) O filme Cazuza – O tempo não para me deixou numa espécie de felicidade pensativa. Tento explicar por que. Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de experiências? Digo que a pergunta se apresenta “mais uma vez” porque a questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (…) Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos progressos da prevenção. Ninguém imagina que comer, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com Viagra seja uma boa ideia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado? Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. É que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a inconsciência de quem pode esquecer que “o tempo não para”. É também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais?

(Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo)

Considere as seguintes afirmações:

I. Os trechos “mordeu a vida com todos os dentes” e “caminhar na corda bamba e sem rede” podem ser compreendidos tanto no sentido figurado quanto no sentido literal.

II. Na frase “De que adiantaria um prazer que (…) cortasse o galho sobre o qual estou sentado”, o sentido da expressão sublinhada corresponde ao de “se está sentado”.

III. Em “mais uma vez”, no início do terceiro parágrafo, o autor empregou aspas para indicar a precisa retomada de uma expressão do texto.

Está correto o que se afirma em:

a) I, somente

b) I e II, somente

c) II, somente

d) II e III, somente

e) I, II e III

Resposta: D

Viu só? Esteja preparado para textos que demandem uma boa dose de interpretação. A melhor maneira de treinar esse aspecto é fazendo um montão de exercícios!

Como estudar esse assunto sem sair de casa?

Com a ajuda do Stoodi, é claro! Confira, a seguir, alguns dos nossos diferenciais.

Plano de Estudos personalizado e exclusivo

No Stoodi, você seleciona o número de horas que tem disponíveis para estudar e o curso de sua preferência. A partir daí, será criado um Plano de Estudos semanal especialmente para você!

Muitas videoaulas

Nosso cursinho conta com mais de 5 mil aulas de todas as matérias que caem no vestibular. Elas são organizadas em módulos, cada um deles com uma videoaula de revisão.

Exercícios que não acabam mais

Os módulos contam também com exercícios que, ao todo, somam mais de 30 mil questões dos principais vestibulares do Brasil.

Professores preparados

Nossos professores são simpatia pura, além de terem uma didática excelente. Você terá aula apenas com quem realmente entende do assunto!

Ajuda contínua para você

Além de tirar as dúvidas com os professores em nossas lives, você conta com o apoio de uma monitoria, que pode ser acionada sempre que você tiver alguma dúvida!

Preocupação com a redação

O Stoodi também conta com uma equipe especializada para a correção de redação, além de muitos temas para você treinar. Elas são corrigidas e pontuadas a partir das competências do Enem!

Além de tudo isso, o Stoodi está oferecendo um curso gratuito para o Enem durante a pandemia! Basta você fazer o seu cadastro e conferir, de graça, todas as nossas aulas e exercícios. O nosso objetivo é ajudá-lo a conquistar os seus sonhos. Por isso, pode contar com a gente, ok?

E aí, gostou de conhecer mais sobre os conotativos e o Stoodi? Agora é com você! Estude bastante esse e outros assuntos em nossa plataforma, garantindo uma preparação multidisciplinar para que você enfrente o Enem e os outros vestibulares sem ter problemas. Vai com tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *