Dica de concordância: um grama ou uma grama?

Descubra qual é a forma correta de se falar

Dica de concordância: um grama ou uma grama?

Descubra qual é a forma correta de se falar

 

Você já ficou em dúvida sobre qual é a forma certa de se usar o termo “grama”? Se sim, relaxe, isso é normal. Como muitas outras palavras da Língua Portuguesa, “grama” refere-se a duas coisas completamente diferentes – e esse é um dos motivos de tanta confusão.

Grama pode ser tanto aquela planta verdinha e “curta” usada nos gramados, campos de futebol e jardins, como um peso, uma unidade de massa (um quilo, por exemplo, é constituído por mil gramas).

Todas as vezes que o termo“grama” aparecer acompanhado por outras palavras e artigos masculinos, ele está se referindo à unidade de medida. Já quando a palavra vier acompanhada por termos e artigos femininos, ela está se referindo à planta.

Dica
No feminino: planta
No masculino: peso


Veja alguns exemplos: 

Vamos supor que você precisa ir à padaria para comprar pães e frios. Nesse caso, a concordância da frase deve ser feita com termos masculinos.

O certo é você falar: “Por favor, gostaria de trezentos gramas de presunto”
Seria o mesmo que “Por favor, gostaria de dois quilos de carne”.

Viu só como a concordância das duas frases são feitas com termos flexionados no masculino? Se você falasse – como muitas pessoas falam – “trezentas gramas”, no feminino, você estaria pedindo ao padeiro diversas mudas de planta.
Agora vamos inverter. Nesta nova situação, você foi ao sítio de um amigo e quer elogiar o gramado de sua casa. Nesse caso, a concordância da frase deve ser feita com palavras femininas.

O certo é você falar “Essa grama está muito linda”.
Se você falar “Esse grama está muito lindo”, o seu amigo ficará muito confuso.

Então lembrem-se: sempre que for mencionar a planta, flexione a frase no feminino. Já quando você estiver falando do peso, flexione a frase no masculino.

3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *