Ditongo: o que é, tipos e exemplos!

Você sabe o que é ditongo e como classificá-los? Aprenda tudo neste post!

Ditongo: o que é, tipos e exemplos!

Nosso primeiro encontro com o tema de ditongo ocorre ainda no ensino fundamental, quando estamos começando a trilhar o caminho em direção a uma melhor compreensão da Língua Portuguesa. Esse, no entanto, não é o único momento em que cruzamos com esse conteúdo. Afinal, encontros vocálicos em geral são um assunto recorrente até mesmo nos vestibulares!

Além de ser cobrado em exames tradicionais, como Enem e Fuvest — e até mesmo em concursos públicos —, o ditongo também é um tema muito importante para que você possa construir textos cada vez melhores. Esse tipo de detalhe faz toda a diferença na hora de mandar bem na Gramática!

Hoje, portanto, vamos discutir um pouco sobre o ditongo. A seguir, veremos os principais tipos, alguns exemplos de palavras com esse encontro de letras e faremos, como de costume, alguns exercícios para treinar o que foi visto ao longo da leitura. E então, tudo pronto para começar?

O que é ditongo?

O ditongo faz parte de uma parte da gramática que estuda os fonemas e as letras, conhecida como Fonética. Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes. A junção de vogais e semivogais na mesma sílaba caracteriza um encontro vocálico, que tem, como o nome sugere, uma relação com o som e até mesmo com as estruturas corporais utilizadas por nós para emiti-lo, como veremos mais à frente.

Um ditongo ocorre quando juntamos uma vogal e uma semivogal (conceito que está relacionado com a força do som emitido pelas letras) em uma mesma sílaba. Conhecer esse tipo de assunto também é importante para fazer uma boa divisão silábica e acertar na acentuação gráfica, sem erros que podem ser muito comuns quando não conhecemos essas regrinhas.

Tipos de ditongo

Agora que já sabemos o que é um ditongo, que tal conferir quais são seus principais tipos? São muitas divisões e conhecê-las é interessante para evitar equívocos no momento da prova. No entanto, sem desespero: o reconhecimento de cada uma dessas definições virá com o tempo e com a prática. Vamos lá?

Ditongo crescente

O primeiro tipo que veremos é o ditongo crescente. Para compreender essa questão, podemos pensar nas vogais e nas semivogais com uma relação de hierarquia. Pense que as vogais são mais fortes e mais potentes, sendo dominantes em relação às semivogais (olhe só, esse é um ótimo gancho para você se lembrar de dar uma olhadinha na matéria de Genética!).

Sendo assim, o ditongo crescente acontece quando a semivogal vem primeiro, sendo seguida pela vogal. Ele ocorre com mais frequência em sílabas átonas.

Alguns exemplos de ditongo são as palavras: gênio, água, cinquenta e tranquilo.

Ditongo decrescente

Agora, falaremos sobre o ditongo decrescente, que é o exato oposto do tipo que vimos anteriormente. Aqui, a vogal (mais “forte”, está lembrado?) vem antes da semivogal. Sendo assim, o som vai do mais potente para o mais fraco, criando um efeito diferente do que ocorre no ditongo crescente.

Alguns exemplos desse tipo de ditongo são: caixa, fugiu, falam (som de ão), vai, entre outros. É preciso pegar o jeito para aprender a reconhecer esse tipo de detalhe nas palavras. Por isso, não se preocupe caso você ainda não tenha percebido completamente!

Ditongo aberto e fechado

Aqui, temos outra diferenciação, que é muito importante também para compreender a questão de acentuação das palavras na Língua Portuguesa.

Os ditongos abertos são aqueles que têm um som mais amplo, enquanto os fechados trazem uma sonoridade mais “pesada”.

Exemplos de ditongo aberto incluem palavras como céu, pai, dói, jiboia, herói, entre outras. Já os ditongos fechados são termos como loira, roubar, corações, pão e por aí vai.

Esse tipo de diferenciação é mais facilmente perceptível por envolver quase que exclusivamente o som das palavras.

Ditongo oral e ditongo nasal

Para fechar os exemplos de hoje, falaremos sobre outra diferenciação muito comum que pode ser utilizada para categorizar uma palavra: os ditongos orais e nasais. Quando falamos, as palavras são formadas a partir da passagem do ar por estruturas como o nariz e a boca.

Para identificar o ditongo nasal, é preciso prestar bastante atenção aos fonemas e à forma como eles são pronunciados. Ditongos orais incluem palavras como meu ou ideia, podendo ser abertos ou fechados. Já os nasais são exclusivamente fechados e normalmente trazem um som anasalado, como pão, mãe, alguém, entre outras.

Uma boa dica é repetir em voz alta esses exemplos de ditongo nasal e perceber o som anasalado causado por essas palavras.

Ditongo fala

Palavras com ditongo

Agora, veremos alguns exemplos de palavras com ditongo para que você consiga ver, na prática, todas as diferenças. Vamos lá?

  • cantavam: ditongo crescente nasal;
  • herói: ditongo decrescente oral;
  • água: ditongo crescente oral;
  • goela: ditongo crescente oral;
  • irmão: ditongo decrescente nasal;
  • iguana: ditongo crescente nasal;
  • chão: ditongo decrescente nasal.

Ditongo: exercícios

Para treinar seus conhecimentos sobre ditongos, separamos duas questões de concursos públicos. Nos vestibulares, essa questão é normalmente tratada de modo mais indireto, como você poderá observar em sua preparação ao longo do ano. Vamos lá?

(FAB) Assinale a afirmação incorreta quanto às seguintes palavras: Necessidade – Carandiru – Poesia – Queixar – Gratuito.

a) Três delas contêm dígrafo;

b) Duas contêm ditongo;

c) Uma contém tritongo;

d) Uma contém hiato.

Resposta: C

(EBSERH 2017) A respeito das palavras destacadas nos excertos “Um ano atrás, decidi seguir os conselhos de meu filho e abri uma conta no Facebook.” e “Claro, que não é um caso de ignorância completa ”, é correto afirmar que:

a) há encontro consonantal em filho e conta, dígrafo em claro e seguir e ditongo crescente em meu.

b) há dígrafo em filho, claro e seguir, ditongo crescente em meu e encontro consonantal em conta.

c) há dígrafo em seguir, filho e conta, ditongo decrescente em meu e encontro consonantal em claro.

d) há dígrafo em filho e claro, ditongo em seguir e meu e encontro consonantal em conta.

e) há hiato em meu e seguir, dígrafo em filho e encontro consonantal em conta e claro.

Resposta: C

Como podemos ver, as questões sobre ditongo costumam misturar uma série de conceitos relacionados à Fonética. Por isso, dominá-los é fundamental para evitar pegadinhas e problemas na hora da prova! Para aprender mais sobre esse e outros assuntos da Gramática — e de todas as outras disciplinas —, conheça o Plano de Estudos do Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *