Deixar é com x ou ch? aprenda quatro regras para não confundir mais

Se você já se perguntou “é com x ou ch? ”, bem vindo ao time. A língua portuguesa é tão complexa que além de conter diferentes letras para formar os mesmos fonemas, ela ainda apresenta palavras homófonas – aqueles termos que possuem a mesma pronúncia, mas a grafia diferente.

Deixar ou deichar 

A forma correta de escrever a palavra é deixar com X. Escrever deixar com CH é errado. O verbo deixar pode ter vários significados, como parar, adiar, permitir, largar, entre outros.

Tacha ou taxa

As duas estão corretas, mas tudo depende do que você quer dizer. A primeira, por exemplo, diz respeito a pequenos pregos, manchas e falhas, enquanto a segunda refere-se a tributos. Sendo assim, tachar significa colocar defeito em alguém e taxar assume a função de cobrar impostos.

Outro exemplo muito comum é o caso do cheque e xeque. Com o “CH”, o termo refere-se à ordem de pagamento – talão de cheque. Já com “X”, quer dizer que o jogador de xadrez pode ter colocado o adversário em “xeque-mate”.
Xeque ou cheque

4 regras para usar o X ou CH

Para acabar com as dúvidas, conheça 4 regras e descubra quando usar o X ou o CH:

1) Emprega-se o “X” depois de ditongos (encontro de duas vogais na mesma sílaba): faixa, baixo, deixa, peixe, trouxa, frouxo.

2) Todas as vezes que uma palavra iniciar com a sílaba “me”, usa-se o “X” após essa sílaba: México, mexerica, mexilhão, mexer.

Mas atenção: existe uma exceção à regra. Como “mexa” é o imperativo do verbo mexer, a palavra “mecha” também está correta e significa pedaço – “uma mecha de cabelo”.

3) Também faz o uso do “X” quando um termo inicia-se com a sílaba “en”:  enxada, enxaqueca, enxergar, enxugar, enxoval.

A exceção dessa regra são as palavras derivadas de termos escritos com “CH. Por exemplo, encher começa com a sílaba “en” e mesmo assim escreve-se com “CH“. Isso porque a palavra é derivada do termo cheio. Sendo assim, preencher, enchente e outras variações também carregam o “CH“.

4) Escreve-se com “X” os termos de origem indígena, africana e termos traduzidos da língua inglesa: orixá, abacaxi, capixaba, xingar, xerife, xampu.

Agora que você já aprendeu qual a forma correta de escrever a palavra deixar.  Veja também:

Enxergar ou enchergar: é com x ou ch?

Teste ou texte? É com x ou com s?

Qual é o certo: idéia ou ideia?

Aproveite e cadastre-se gratuitamente no Stoodi, e aprenda tudo sobre gramática e outras matérias:

Você pode gostar também

Crase: dicas para escrever corretamente

A língua portuguesa já é complexa, com a mudança da norma ortográfica ficou ainda mais fácil se confundir. Para melhorar a comunicação escrita, a dica de hoje é sobre crase A crase é um fenômeno que ocorre quando juntamos a preposição “a” com o artigo “a”. Por exemplo: A aluna...