Encontro vocálico: o que é, tipos e exemplos!

Aprenda sobre os diferentes encontros vocálicos!

Encontro vocálico: o que é, tipos e exemplos!

Neste texto, vamos apresentar um conceito importante no estudo das palavras e suas regras: o de encontro vocálico. Basicamente, é o que acontece em palavras que tem mais de uma vogal unidas em sua composição.

É importante aprender seus tipos e características para se sair bem nas questões sobre Gramática do vestibular. Vamos lá?

O que é encontro vocálico?

Sabemos que as palavras são pronunciadas por meio de fonemas, que as dividem pelo som utilizado quando falamos. Ao pronunciarmos duas vogais seguidas na mesma palavra, dizemos que se trata de um encontro vocálico. Ele pode ocorrer de 3 formas diferentes, que se diferenciam pela estrutura silábica.

Aprenderemos a seguir como funcionam esses tipos. Boa leitura!

Tipos de encontro vocálico

Hiato

A palavra hiato é normalmente utilizada para falar de uma distância entre duas partes. Sendo assim, temos um hiato nas palavras quando o encontro vocálico é separado em duas sílabas diferentes.

Isso ocorre nas seguintes palavras:

Ditongo

Os ditongos ocorrem quando temos duas vogais unidas na mesma sílaba. Nesse caso, o encontro vocálico estará sempre unido na mesma parte da estrutura silábica de uma palavra. Temos como exemplos:

Tritongo

Já no caso dos tritongos, trata-se de um encontro vocálico de três vogais. Assim como nos ditongos, não separamos as vogais do encontro em diferentes sílabas. Temos os seguintes exemplos de tritongos:

  • Pa-ra-guai;
  • en-xa-guei.

Como você pôde ver até aqui, os encontros vocálicos ocorrem quando há mais de uma vogal conectada na palavra. Elas podem estar ou não na mesma sílaba, assim como pode ser composta de até três vogais (semivogal + vogal + semivogal).

Está se preparando para o Enem e precisa aprender mais sobre Português? Coloque esse assunto ao montar o seu Plano de Estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *