Eu assisto a aula ou à aula?

Descubra se devemos usar a crase quando utilizamos o verbo assistir

Eu assisto a aula ou à aula?

Descubra se devemos usar a crase quando utilizamos o verbo assistir

Você sabe responder se o verbo assistir tem crase?

Uma coisa que muitas pessoas se esquecem é que o verbo assistir possui dois significados. É justamente aí que a crase entra na história: o acento grave é usado para diferenciar o que estamos indicando com o termo.
Então vamos lá:

Usamos o verbo assistir, na maioria das vezes, com o sentido de ver. Nesse caso devemos sim usar a crase. Por exemplo: eu assisto ao jogo de futebol, eu assisto à partida de futebol. – Podemos notar que nessa frase temos o uso de preposições.

Porém, existe também o verbo assistir no sentido de dar assistência. Já nesse caso não devemos colocar o acento. Exemplo: eu assisto o doente, eu auxilio a criança. – Podemos perceber que nesse caso não temos preposições na frase.

Sendo assim, se você quiser dizer que compareceu à aula, que acompanhou e viu tudinho = você deve usar sim a crase.

Agora, se você está mandando tão bem que preparou o material, auxiliou os outros alunos durante a aula e deu assistência = nesse caso você escreve sem a crase mesmo.

o verbo assistir tem crase?
Entendendo o porquê:

O verbo assistir no sentido de ver é transitivo, pois isso é acompanhado obrigatoriamente pela preposição a. Já quando indicamos uma assistência, o verbo é intransitivo e não precisa de preposição.

Vale lembrar que o fenômeno da crase existe quando temos a preposição a + o artigo a. A junção das duas letras é indicada com um acento grave > a+a = à.

Para ter acesso a mais aprendizados com videoaulas e exercícios, cadastre-se gratuitamente:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *