Descubra o que são gêneros digitais e quais são os principais!

os gêneros digitais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Entenda o que são eles e de que forma podem aparecer em sua prova!

Descubra o que são gêneros digitais e quais são os principais!

Os gêneros textuais são uns dos assuntos mais importantes que aparecem em exames vestibulares e no Enem. Para além de serem cobrados na prova de redação, eles também podem cair nas diversas questões a respeito de linguagens.

Nesse sentido, é importante lembrar que, com as novas tecnologias, a maneira de as pessoas se comunicarem foi alterada. Isso afetou diretamente os tipos textuais, dando origem aos chamados gêneros digitais.

Essa é uma inovação importante na linguagem e, muitas vezes, pode aparecer nas provas. Por isso, elaboramos este texto. Nele, explicaremos o que são esses novos gêneros e de que forma eles podem ser cobrados. Acompanhe!

O que são gêneros digitais?

Antes de mais nada, é importante compreender o que são esses novos gêneros digitais. Para isso, vale a pena considerar que todos os gêneros textuais apresentam certas características em comum. Ou seja, têm uma estrutura própria.

Isso vale também para os novos tipos textuais. Em função das tecnologias mais recentes, como a internet e o smartphone, novas situações comunicacionais passaram a fazer parte de nosso cotidiano.

De maneira geral, a comunicação por meio dessas novas ferramentas apresentam estruturas de textos próprias, adaptadas para os novos veículos de comunicação.

Uma das principais características desses novos formatos é apresentar períodos mais curtos e diretos. Além disso, é comum notar a presença de elementos audiovisuais e também de hiperlinks. Abreviaturas e linguagem interativa, como os chamados “emojis”, também fazem parte desses novos gêneros.

gêneros digitais

Quais os principais gêneros digitais?

Existem diferentes gêneros textuais digitais que estão presentes nas mídias digitais e, com o passar do tempo, é bem provável que outros surjam. Contudo, quando pensamos em exames vestibulares, vale a pena conferir aqueles tipos que são citados pela BNCC. Veja abaixo.

Currículo web

O currículo é uma das principais ferramentas para conseguir um emprego. Durante muito tempo, era comum que as pessoas entregassem pessoalmente esse documento nos lugares que pretendiam trabalhar.

Com o avanço da tecnologia, em especial da internet, essa realidade foi alterada. Hoje, grande parte das pessoas e empresas, optam por trabalhar com currículos web.

Nesse sentido, uma plataforma digital é utilizada para fazer o currículo. Nela, são disponibilizadas ferramentas para que o candidato apresente documentos, fotos e, se necessário, até mesmo arquivos de vídeo e voz.

GIF (Graphics Interchange Format)

O GIF é um formato bastante comum nos meios digitais, em especial nas redes sociais. De maneira geral, esse gênero trata-se de uma montagem de imagens que se sucedem de maneira repetida, como uma espécie de vídeo de curta duração.

Geralmente, os GIFs são utilizados juntamente de textos verbais e não verbais. O principal objetivo desse tipo textual é tornar a comunicação mais rápida, dinâmica e mais eficiente, abrindo maior espaço para compreensões subjetivas.

Fanfiction

A Fanfiction, também conhecida apenas pela abreviatura, Fanfic, é um dos gêneros digitais mais utilizados por fãs de literatura e cinema. Muitas vezes, ela pode ser compreendida como um novo tipo literário, desenvolvido pelos fãs de determinada obra.

Em geral, aquelas pessoas que consomem um determinado conteúdo (filme, livro, série, game etc.) se propõem a narrar uma história ficcional a partir dos roteiros e narrativas já existentes.

Dessa forma, esse gênero é fruto das próprias interações no espaço virtual, tendo nascido, se desenvolvido e se popularizado por meio das plataformas digitais. Quem mantém as fanfics vivas são os próprios fãs, que também são, ao mesmo tempo, autores e leitores.

Vlog

O vlog é outro gênero muito popular. Em grande parte, ele se assemelha aos famosos “blogs”. Contudo, existe uma diferença primordial: enquanto os blogs são formatos escritos, os vlogs são vídeos.

Quem desenvolve um vlog é geralmente conhecido como vlogger ou vlogueiro. Geralmente, os produtores desse tipo de conteúdo fazem publicações regulares, com o intuito de garantir engajamento e envolvimento de seu público. Uma das principais plataformas de vlogs é o YouTube.

Wiki

A Wiki é um gênero bastante antigo dentro da internet, contudo, tem ganhado cada vez mais espaço com o passar do tempo. De maneira geral, esse formato é marcado pela escrita colaborativa. Por meio de um código aberto, qualquer pessoa pode editar o conteúdo exposto.

Normalmente, todas as versões da página ficam salvas em uma espécie de histórico da plataforma em que são publicadas. Isso permite que as modificações sejam revertidas e recuperadas, caso seja necessário.

Gêneros digitais podem cair no Vestibular ou Enem?

O intuito dos Vestibulares e do Enem é avaliar se os candidatos a uma determinada vaga na universidade compreendem o mundo em que vivem e se sabem lidar com essa realidade.

Nesse sentido, os gêneros digitais podem ser (e são) cobrados em exames justamente para poder perceber as habilidades que o candidato tem com relação às novas maneiras de comunicação.

É indispensável saber lidar com essas novas formas de diálogo, interação e informação. Afinal de contas, o mundo digital estará cada vez mais presente, seja na vida universitária, seja no exercício da profissão.

Como se preparar para a prova do Enem ou Vestibular?

Agora você compreende melhor o que são esses novos gêneros textuais digitais, mas só isso não garante sua aprovação. Para se preparar adequadamente para as provas, é necessário prestar atenção a outros pontos. A seguir listamos alguns. Acompanhe!

Utilize bons materiais

De nada adianta se esforçar nos estudos se você não tiver acesso a bons materiais. Por isso, vale a pena fazer cursos gratuitos, que tragam boas videoaulas, além de exercícios e dicas pertinentes para a prova.

Organize seu tempo

Além de contar com boas aulas e exercícios, é necessário organizar seu tempo para poder aproveitar eles ao máximo possível. Nesse sentido, a melhor opção é contar com a Stoodi para organizar um cronograma de estudos personalizados para você.

Treine seus conhecimentos

Não basta estudar bastante com bons materiais. Lembre-se que você está se esforçando para ir bem em um teste. Por isso, é fundamental treinar seus conhecimentos, fazendo exercícios de todas as matérias e nos diversos níveis de dificuldade para entender o que precisa ser melhorado.

Saber o que são gêneros digitais e suas características é fundamental para ter uma boa avaliação nos exames vestibulares e no Enem. Porém, também é necessário dedicação e organização na hora de estudar os mais diversos assuntos da prova. Para isso, conte com a Stoodi!

Quer ter sua rotina de estudos organizada de forma personalizada de acordo com a sua carga horária e a universidade que quer entrar? Então, conheça nosso Plano de Estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *