Ironia: o que é, exemplos e sarcasmo!

O que é a ironia? Você sabe como usar essa figura de linguagem? Descubra com o Stoodi.

Ironia: o que é, exemplos e sarcasmo!

Sem dúvidas, você já usou alguma figura de linguagem ao se comunicar no dia a dia. Elas são expressões e artifícios que utilizamos para trazer mais significado às nossas mensagens. Podem ser divertidas, sonoras, criativas, impactantes… E elas podem ser aplicadas tanto na nossa comunicação falada quanto na sua forma escrita, o que representa grandes possibilidades!

A ironia é uma dessas figuras de linguagem utilizada com frequência por muitas pessoas. Quer saber mais sobre ela? Neste post, esclarecemos o significado, com exemplos, e a diferença entre ironia e sarcasmo. Continue lendo para aprender!

O que é ironia?

Como mencionamos, a ironia é uma figura de linguagem, que tem como objetivo usar palavras que manifestem o sentido oposto de seu contexto literal. Ou seja, ser irônico é afirmar exatamente o contrário daquilo que se pensa.

A ironia pode ser utilizada com vários objetivos. Gozar de alguém, denunciar algo, fazer críticas ou mesmo censurar alguma coisa. A ideia é valorizar algo ou alguém quando, na verdade, o sentido implícito é de oposta desvalorização.

Usar o recurso da ironia demanda algumas capacidades específicas. É preciso saber utilizar o tom de voz correto e de maneira elegante, de modo que a intenção não fique explícita. A ideia aqui é estimular o raciocínio do ouvinte (ou mesmo do leitor), fazendo com que ele considere todo e qualquer sentido possível da palavra ou expressão utilizada.

Assim, no momento em que a ironia for descoberta, será igualmente surpreendente, para o ouvinte, o real teor da mensagem que se pretendia passar. Tão importante quanto o tom de voz ou da escrita da expressão irônica, é o contexto em que ela está inserida. Certas frases podem ser utilizadas com ou sem ironia, dependendo exclusivamente do contexto em que estão postas.

O termo “ironia” é proveniente do grego antigo “eironēia”, que quer dizer “dissimulação”. As teorias de retórica dividem a ironia em, basicamente, três tipos diferentes: oral, de situação ou dramática.

  • A ironia oral é aquela que apresenta uma diferenciação entre a expressão falada e a sua real intenção. Ou seja, quando aquele que está sendo irônico diz algo, mas com outro significado. Ou, então, quando o significado literal das palavras faladas é oposto ao que se pretendia expressar.
  • Já a ironia dramática, também conhecida como sátira, é um recurso muito utilizado no teatro ou em peças literárias, nos quais a expressão apresenta uma questão, a qual a plateia ou o leitor entendem o seu real significado, mas a personagem à qual ela foi direcionada, não.
  • Por fim, a ironia de situação acontece quando há uma desigualdade entre a intenção da expressão e o resultado obtido. Ou seja, o resultado da ação é completamente oposto ao que se esperava.

Frases de ironia

Existem inúmeros exemplos de frases irônicas. Cada uma com seu objetivo, sua situação e seu contexto específico. Para exemplificar, trouxemos abaixo algumas delas:

  • “Uma moça nossa vizinha dedilhava admiravelmente mal ao piano alguns estudos de Lizt” (do poeta mineiro Murilo Mendes).
  • Esta mesa está tão limpa que criou uma toalha de poeira!
  • Você é tão esperto que conseguiu trancar o próprio carro com a chave dentro.

Os exemplos acima são ironias mais diretas e explícitas, nas quais o próprio contexto e significado estão explicados nas próprias frases. Entretanto, é possível encontrar frases irônicas que dependem do contexto em que são utilizadas, como:

  • Parabéns pelo ótimo serviço! (Em um contexto onde alguém cometeu alguma falha no trabalho);
  • Você está em ótima forma! (No contexto de ironizar alguém em clara má forma física);
  • Dormiu comigo? (Expressão utilizada quando alguém é mal-educado e não cumprimenta alguém).

O que é sarcasmo?

cavalo rindo ironia

Intimamente ligado à ironia, o sarcasmo é uma figura de linguagem mais ácida, que tem como claro objetivo zombar ou ofender, quase cruelmente, o destinatário da expressão. É um tipo de ironia mais grave e mais insultuosa.

O sarcasmo é, muitas vezes, escrachado e ácido. Pode ser transmitido não apenas por meio de palavras faladas ou escritas, mas até mesmo em risadas, atitudes ou gestos.

Enquanto a ironia é usada de maneira mais sutil, o sarcasmo pode ser visto muito negativamente. Por isso, analisar o contexto é essencial para quem pretende ser sarcástico. Afinal de contas, é possível que você seja tachado de mal-educado ou mesmo maldoso caso lance mão do sarcasmo como recurso de linguagem nas situações erradas.

Frases de sarcasmo

Devido ao teor ácido e ofensivo do sarcasmo, não fica difícil identificar o contexto no qual está inserido. Veja alguns exemplos:

  • Nossa, você está tão cheiroso! Usou quantos litros de perfume hoje?
  • Você não precisa de um médico, precisa de um cirurgião plástico!
  • “Eu nunca esqueço um rosto, mas no seu caso terei o maior prazer em abrir uma exceção.” (Groucho Marx)
  • Se ver uma luz no fim do túnel, tenha certeza de que não seja um trem!

Qual a diferença entre ironia e sarcasmo?

A principal diferença entre a ironia e o sarcasmo está no seu conteúdo e na forma como são utilizadas em cada contexto específico. Enquanto a ironia é mais sutil, o sarcasmo é considerado mais malicioso.

No emprego de expressões irônicas, nem sempre o receptor da mensagem perceberá rapidamente a intenção da fala. Por ser mais sutil, é possível que passe algum tempo até que a pessoa perceba que foi ironizada. Isso pode, de certa forma, aumentar o efeito da ironia. Ela é mais utilizada como uma crítica.

Já o sarcasmo é muito mais explícito, tanto no conteúdo de sua mensagem quanto na forma como é utilizado. Por ter um objetivo de provocar maldosamente utilizando de comédia, as expressões sarcásticas são percebidas quase que imediatamente. Em termos de comédia, se bem empregado o sarcasmo pode causar um efeito bem impactante.

E aí, curtiu nosso post? Sabia que a prova do Enem é recheada de figuras de linguagem? É muito provável que você encontre alguma expressão irônica nos vários textos de apoio da prova. Então, que tal aproveitar para conferir nossos exercícios e aulas sobre o tema? Corre lá e veja também nosso post sobre intertextualidade!

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *