Mesóclise: o que é, exemplos e mais!

Veja como aplicar o uso da mesóclise, quais os tempos verbais permitidos e muitos exemplos!

Mesóclise: o que é, exemplos e mais!

Você provavelmente já ouviu falar em mesóclise, mas saberia dizer o que significa esse conceito? É uma forma de apresentação dos verbos, onde colocamos um pronome no meio da palavra utilizada.

Existem tempos verbais específicos em que ela deve ser empregada, que ilustraremos neste texto. Vamos lá?

O que é mesóclise?

Mesóclise é um tipo de colocação pronominal utilizado raramente nas produções textuais em geral, sendo mais reservada para obras literárias clássicas ou discursos com tom bastante formal.

Normalmente, usamos a próclise ou ênclise, que é quando o pronome está inserido, respectivamente, antes ou depois do verbo. Existem momentos específicos em que a mesóclise pode ser usada. Veja a seguir!

Quando usar mesóclise

Ela é restrita a apenas dois tempos verbais do modo indicativo: o futuro do presente e o futuro do pretérito. Em nenhum outro tempo ou modo ela pode ser aplicada. Vale lembrar também que seu uso é mais indicado para construções muito formais ou textos literários com linguagem rebuscada.

É importante lembrar que, se houver palavra que exija o uso da próclise (advérbio de negação, pronome pessoal etc.), a mesóclise é inviável.

Conjugação do verbo em mesóclise

A intercalação do pronome em mesóclise ocorre de maneira que um pronome oblíquo átono ficará intercalado, separado por dois hifens. Como exemplos desse tipo de pronome, podemos citar: lhe, me, te, o, a.

Mesóclise: exemplos

A seguir, alguns exemplos de mesóclise aplicada em seus respectivos tempos verbais.

Mesóclise no futuro do presente

  • esforçar-me-ei;
  • desenhar-te-ei;
  • dir-lhe-emos;

Mesóclise no futuro do pretérito

  • esforçar-me-ia;
  • desenhar-te-ia;
  • corrê-la-ia;

Aprendemos até aqui que a mesóclise é um tipo de posição pronominal usada para fins tradicionais da escrita e não utilizada na linguagem cotidiana. Ela é restrita apenas para os tempos verbais do futuro do pretérito e do futuro do presente.

Quer testar seus conhecimentos sobre verbos? Dê uma olhada em nossa lista de exercícios sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *