O Cortiço: resumo da obra realista naturalista de Aluísio Azevedo

O Cortiço: veja um resumo dessa importante obra naturalista do escritor Aluísio de Azevedo e entenda a história que é leitura obrigatória da Fuvest.

O Cortiço: resumo da obra realista naturalista de Aluísio Azevedo

Livro é presença constante entre as leituras obrigatórias da Fuvest

Foto: Reprodução blog Lilian Portelit

O Cortiço é um dos livros mais requisitados nos vestibulares, sendo leitura obrigatória  para a Fuvest. O romance realista naturalista foi publicado em 1890. Ele retrata e critica os costumes da sociedade brasileira durante o século XIX – quando o Brasil passava por um processo de urbanização.

O Cortiço: resumo do livro de Aluísio de Azevedo

Marcada por grande desigualdade social, a história é baseada nas relações de João Romão, um homem muito ambicioso e dono de um cortiço, e Jerônimo, um potuguês que veio ao Brasil, fazia parte dos seus trabalhadores e morava no cortiço.

Durante o enredo, João se aproveita de seus empregados em busca de ter uma vida como Miranda: um comerciante de tecidos que mora no sobrado ao lado. Ele trai a sua mais fiel funcionária, Bertoleza, uma escrava que pensa ter sido alforriada por ele, mas acaba sendo entregue para seu antigo dono.

Já Jerônimo era um português muito honesto. Em determinado momento da história ele é corrompido e se seduz por Rita Baiana, uma moradora do cortiço. Ele mata Firmo, o namorado de Rita, e abandona a sua esposa Piedade, que acaba virando alcoólatra.

Várias outras personagens também enriquecem a obra e levantam questionamentos. Como é o caso de Pombinha, uma moça culta que esperava ansiosa pela sua menstruação para poder se casar. Ela renuncia à sua vida de casada para viver como prostituta, após se envolver com Léonie (que também levava essa vida).

O Cortiço: informações importantes

Os alunos devem levar em consideração alguns dados para entender melhor a obra. O naturalismo tem como característica retratar amplamente os instintos animais de cada pessoa, sendo eles sexuais ou de sobrevivência.

Desta forma, percebe-se que a realidade não é retratada de forma romântica. Ela, na verdade, apresenta a animalização das personagens.

O contraste social é evidenciado principalmente pela proximidade das casas: cortiço e sobrado. Vale lembrar que esses espaços assumem a função de personagens da obra, pois são retratados com vida e sentimentos.

Um exemplo disso é a frase “os olhos do cortiço se abrem”, em referência às janelas das casas.

  • Tempo: linear e cronológico.
  • Narrador: onisciente, em terceira pessoa. Vale lembrar que durante o desenrolar da história, ele perde essa estrutura e passa a opinar sobre a moral dos atos retratados.
  • Cenário: A obra se passa no Rio de Janeiro no século XIX, durante as suas transformações urbanas.

O Cortiço: principais personagens

João Romão: português ambicioso, é dono de uma venda, do cortiço e da pedreira. Se aproveita da amante Bertoleza, mas acaba se casando com Zulmira para subir na vida e alcançar uma posição de mais prestígio na sociedade.

Miranda: comerciante que mora no sobrado ao lado do cortiço. É infeliz em seu casamento com Estela, mas não separa por razões financeiras e de exposição.

Jerônimo: português trabalhador, torna-se gerente da pedreira de João Romão.

Bertoleza: escrava que se pensa ser alforriada. Ela mantém uma relação amorosa com João Romão, trabalha para ele e faz tudo o que ele pede.

Estela: esposa infiel de Miranda.

Zulmira: filha de Estela e de Miranda, casa-se com João Romão e promove a ascensão social do dono do cortiço por meio do casamento.

Rita Baiana: mulata muito envolvente que assume um relacionamento com Jerônimo no decorrer da história.

Piedade: esposa abandonada por Jerônimo que se torna alcoólatra pelas desilusões da vida.

Firmo: namorado de Rita Baiana que acabou assassinado.

Pombinha: jovem pura e tímida que se torna prostituta.

Agora que você já leu nosso resumo do livro O Cortiço, confira outros resumos que também podem te ajudar!

Vidas Secas: resumo da obra de Graciliano Ramos.

Sagarana: resumo do primeiro livro publicado por Guimarães Rosa.

Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e veja todo o material oferecido para ajudar você a ir bem no Enem e também nos principais vestibulares do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *