Português: tudo sobre uma das línguas mais faladas no mundo

O português é uma língua falada por mais de 200 milhões de pessoas. Conheça sua história, características e principais autores.

Português: tudo sobre uma das línguas mais faladas no mundo

Conheça a história, características e principais autores da língua portuguesa

 

português  é uma língua mundialmente conhecida, falada por mais de 200 milhões de pessoas ao redor do planeta. Entre os países que utilizam a língua lusitana oficialmente, estão Brasil, Portugal, Moçambique e Angola. Mais adiante, mostraremos todos os países que fazem parte desse grupo.

Recentemente, foi feito um acordo entre as nações que usam a língua portuguesa  de forma oficial para tentar padronizar a forma de escrita e pronúncia das palavras mais tradicionais. O Brasil começou a fazer parte desse acordo em 2009, mas as mudanças se tornaram oficiais em todo o país a partir de 2016.

A  gramática  da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

História da língua portuguesa

A língua portuguesa, como você já deve imaginar, surgiu onde hoje está localizada a Galiza e também o norte de Portugal. Ela é derivada do latim vulgar introduzido na Península Ibérica há mais de dois mil anos.

Com a queda do Império Romano, a língua portuguesa seguiu seu processo de diferenciação das outras línguas românicas. Foi nessa época, durante o século V, que surgiram as primeiras alterações fonéticas que foram documentadas e registradas em dicionário.

A partir do século IX, passou a ser utilizada em documentos escritos. Passou por um período de forte desenvolvimento e, em torno do século XV, já contava com uma literatura bastante rica.

Ao longo dos séculos XV e XVI, com as navegações e conquistas portuguesas, o português começou a se espalhar por outros países e ganhar território mundial. Lugares como o Brasil, Goa, Índia, Macau e Timor-Leste começaram a utilizar a língua portuguesa como forma de comunicação. No Sri Lanka, foi a língua exclusiva por quase 350 anos.

No dia 5 de maio é celebrado o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, data comemorada em todo território onde a língua lusitana está presente.

Principais regras do português

O estudo da língua portuguesa é um processo bastante longo e cheio de conteúdo. Tanto que é matéria obrigatória durante todo o período estudantil, até mesmo na faculdade. São muitos assuntos, muitas regras e muitas informações.

Entre os vários pontos a serem estudados na língua portuguesa, é preciso estar atento a esses:

Principais autores da língua portuguesa

A literatura escrita em língua portuguesa é bastante rica e recheada de autores que conseguiram expressar de forma clara emoções diversas e contar as mais diversas histórias utilizando tanto a linguagem culta, mais rebuscada, quanto a coloquial, mais utilizada no dia a dia.

Na literatura brasileira, alguns dos principais destaques são:

Já na literatura portuguesa, alguns dos principais destaques são:

Países que falam português

língua portuguesa  é falada por mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo e está entre as 6 línguas mais faladas no planeta. Desse total de falantes, o Brasil concentra cerca de 80% da população total. Além do Brasil, outros países que falam português são:

  • Portugal
  • Guiné-Bissau
  • Angola
  • Cabo Verde
  • Moçambique
  • Timor Leste
  • São Tomé e Príncipe
  • Guiné Equatorial

Você sabe quais são as línguas mais faladas no mundo, que estão à frente do português? Talvez a sua 1ª resposta seja o inglês, por ser tão falada por aí. Mas, a língua mais falada mundialmente é o mandarim, utilizado na China. Veja lista com as 10 línguas mais faladas no mundo:

  • Mandarim
  • Espanhol
  • Inglês
  • Hindi
  • Árabe
  • Português
  • Bengali
  • Russo
  • Japonês
  • Panjabi

Pegadinhas da língua portuguesa

A  língua portuguesa  é cheia de pegadinhas ou expressões que confundem a pessoa que está escrevendo. Há palavras que são ditas da mesma forma, mas escrita de maneiras diferentes e com significados diferentes, o que pode dificultar a sua correta utilização.

Uma das principais pegadinhas da língua portuguesa é em relação ao uso de por que, por quê, porque e porquê. Durante a fala, todas essas opções são expressas da mesma forma, mas cada uma delas é escrita de forma diferente e também utilizada em frases com sentidos distintos.

Além disso, existem palavras que possuem a grafia bastante semelhante, são ditas da mesma forma, mas expressam ideias completamente diferentes. Um exemplo clássico para esse caso é traz ou trás.

Outra pegadinha bastante popular é a confusão sobre quando a palavra é grafada com x ou quando é grafada com ch. Um exemplo bastante utilizado nesse caso é apontar qual seria a grafia correta: enxergar ou enchergar?

É essencial entender bem essa matéria para mandar bem no caderno de linguagens do Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *