É muito comum as pessoas se confundirem com as palavras comprimento e cumprimento, porém os dois termos existem e estão corretos, mas atenção: eles devem ser usados em momentos diferentes.

A dúvida é comum, pois os termos são parônimos. Vocês se lembram o que é isso? São palavras escritas de forma muito parecidas, mas com significados distintos.

Por isso, vamos ajudar você a não ter mais dúvidas em relação a essas palavras. Acompanhe as dicas e aprenda!

Diferença entre comprimento e cumprimento

Enquanto cumprimento (com u) é do verbo cumprimentar e tem sentido de saudar, dizer olá ou parabenizar, ou ainda do verbo cumprir e tem sentido de executar algo, a palavra comprimento (com o), refere-se ao tamanho de alguma coisa. Veja os exemplos:

Cumprimento

  • Eu cumprimento a galera, pois sou educada.
  • Ela chegou e cumprimentou a todos.
  • Vou exigir o cumprimento da lei.

Comprimento

  • O comprimento do meu cabelo não está legal.
  • O comprimento de sua roupa estava muito elegante.
  • Olha só o comprimento dessa bolsa.

Entenderam? Não se esqueçam da dica: com u é verbo – ação de cumprimentar ou cumprir –, com o é substantivo – referente a medidas.

Aproveite o embalo e cadastre-se gratuitamente no Stoodi para acompanhar muitas outras dicas fundamentais para mandar muito bem no Enem e nos principais vestibulares do país!

0 Shares:
Você pode gostar também

Crase: dicas para escrever corretamente

A língua portuguesa já é complexa, com a mudança da norma ortográfica ficou ainda mais fácil se confundir. Para melhorar a comunicação escrita, a dica de hoje é sobre crase A crase é um fenômeno que ocorre quando juntamos a preposição “a” com o artigo “a”. Por exemplo: A aluna...