Veja como ficou essa regra de acentuação depois do Novo Acordo de Língua Portuguesa

Se falar corretamente – seguindo todas as normas gramaticais da Língua Portuguesa – não era fácil, ficou ainda mais difícil com a adesão do novo acordo em 2016. Vamos falar um pouco sobre acentuação?

A dúvida hoje é qual a maneira certa de escrever a palavra “idéia”. Ela permanece com o acento? Ou passa a ser escrita sem o acento agudo?

É importante estar por dentro das novas regras gramaticais para produzir redações corretas quando estiver fazendo as provas do Enem e dos principais vestibulares do país, que já adotam essa nova regra também.

Idéia ou ideia?

O correto é escrever ideia, sem o acento agudo.

Na verdade, não devemos mais acentuar palavras paroxítonas (aquelas que a sílaba mais forte é a penúltima) que possuem as seguintes combinações: ei, oi.

Exemplos de novas acentuações

Como eraComo ficou
apóioapoio (verbo apoiar)
colméiacolmeia
CoréiaCoreia
platéiaplateia
estréiaestreia
assembléiaassembleia
heróicoheroico
paranóicoparanoico

Quer ver muitas dicas práticas de Língua Portuguesa como essa e se preparar para o Enem e principais vestibulares? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todo esse conteúdo.

Banner Stoodi Med
Banner_Redação
Você pode gostar também

Crase: dicas para escrever corretamente

A língua portuguesa já é complexa, com a mudança da norma ortográfica ficou ainda mais fácil se confundir. Para melhorar a comunicação escrita, a dica de hoje é sobre crase A crase é um fenômeno que ocorre quando juntamos a preposição “a” com o artigo “a”. Por exemplo: A aluna...