Menos ou menas: aprenda qual é o certo | Stoodi

Menos ou menas? Se você está em dúvida de qual dessas palavras é a correta, este post vai tirar todas as suas dúvidas e garantir uma escrita perfeita!

Menos ou menas: aprenda qual é o certo | Stoodi

Veja qual é o correto e evite pegadinhas no Enem e no vestibular

Com a complexidade e número de regras da Língua Portuguesa, cometer deslizes ao utilizar a gramática de forma inadequada (segundo a norma culta padrão) é uma das coisas mais fáceis de se fazer.

Está aí uma dúvida que vive nos rodeando: o certo é menos ou menas?

Sem precisar se alongar muito, a resposta é bem clara e objetiva: o termo correto é menos. Vamos te explicar o porquê:

Levando em conta que a palavra menos exerce, na maioria das vezes, a função de advérbio, ela torna-se um termo invariável. Ou seja: não fará a concordância de gênero com outras palavras.

Quando vamos falar que determinado jogador fez menos gols que você e ressaltar que ele também teve menos jogadas, a forma correta será sempre no masculino – menos.

Ou então, quando você nota que o seu amigo tirou menos que você na prova de matemática, porque acertou menos questões, o termo correto continuará sendo menos – sempre no masculino.

Dica gramatical

Para se certificar que menos não sofre variação, lembre-se sempre que menos se opõe a mais – outra palavra invariável.

Quer mais dicas como essa para mandar muito bem no Enem e nos principais vestibulares do país? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todos os conteúdos disponíveis.

1 comment
  1. Very interesting points you have mentioned, thanks for putting up. “Oh, what a tangled web we weave, When first we practice to deceive” by Sir Walter Scott.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *