S, SS, C ou Ç?

10 dicas de português para acabar com a dúvida

S, SS, C ou Ç?

Descubra 10 regras para não se confundir mais

Foto: Reprodução Extra Globo

A língua portuguesa é um dos idiomas mais complexos de todos. Temos diversas palavras parecidas que vire e mexe nos confunde. É por isso que precisamos ter atenção sempre ao escrever um e-mail, texto, recado e etc.

Quem nunca ficou em dúvida se tal palavra se escreve com c ou ss, por exemplo? Isso acontece porque as consoantes s, ss, c e ç assumem o som de /s/. Descubra algumas regras que podem te ajudar a não se confundir mais:

1. O ç e os ss não existem em início de palavras

2. O c possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar o ç. Exemplo: censura, ácido/ açafrão, endereço, açúcar

3. Para assumir som de /s/ entre vogais, deve-se colocar os ss – senão a palavra fica com som de /z/.

4. Se a palavra contar com consoante precedida de vogal, nesse caso emprega-se apenas s. Por exemplo: descanso, farsa, remorso.

5. No caso dos sufixos de naturalidade, deve-se utilizar o s. Exemplo:  Paraná – paranaense.

6. Palavras de origem indígena, árabe e africana carregam ç. Por exemplo: miçanga, paçoca, Paiçandu, muçulmano.

7. Usa-se o ç nos substantivos derivados dos verbos “ter” e “torcer”. Exemplo: Deter – detenção. Manter – manutenção. Distorcer – distorção. Contorcer – contorção.

8. Deve ser escrito com ç todas os vocábulos que terminam com “to” ou “tor”. Exemplo: Canto – canção, exceto – exceção, setor – seção, redatorredação.

9. Emprega-se s nas palavras derivadas de verbos terminados em “nder”, “ndir”, “erter” e “ertir”. Por exemplo: pretender – pretensão, confundir – confusão, converter – conversão, divertir – diversão.

10. Emprega-se ss nos substantivos terminados em “gredir”, “mitir”, “ceder” e “cutir”. Por exemplo: Progredir– progressão; demitir– demissão; conceder– concessão; discutir– discussão.

Para ter mais dicas, videoaulas sobre assuntos importantes, exercícios e plano de estudos, cadastre-se no Stoodi:

9 comments
  1. Sugiro rever este material. Refazer item 4. Listar exemplos mais claros no item 2. Colocar exemplos no item 3. Será que o item 5 não pode ser incluído no item 4? item 8: todAs os vocábulos?

  2. Mas tem outras palavras que tem ç e não terminam com er como a palavra graça é ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *