Texto literário: o que é, tipos e diferenças!

Você sabe identificar um texto literário? Confira os diferentes tipos, suas características, exemplos e muito mais. Descubra com o Stoodi!

Texto literário: o que é, tipos e diferenças!

Tanto nas provas de vestibular quanto do Enem, a habilidade de interpretação de texto é uma das competências que pode fazer a diferença na hora de acertar as questões não apenas de Língua Portuguesa, mas também de outras disciplinas que utilizam o texto literário como recurso para construir seus enunciados.

Para que você saiba o que é um texto literário e aprenda a reconhecer as características desse tipo de construção textual, preparamos este artigo, no qual vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é texto literário;
  • Quais são os diferentes tipos de texto literário;
  • Exemplos de texto literário;
  • Diferenças entre o texto literário e o não literário.

Pronto para entrar de cabeça no assunto? Então, prepare o seu material de estudos e vamos lá!

O que é texto literário?

Podemos classificar como “literários” todos os textos que têm uma função artística, prezando pela estética e pela subjetividade para construir narrativas ficcionais com base em acontecimentos do cotidiano, memórias, reflexões, abstrações e outras fontes diversas de inspiração.

Altamente subjetivos, trazem a “marca” de seus autores, ou seja, contam com total influência de quem os escreve sem ter compromisso com a objetividade ou com a clareza de ideias e, por isso, estão sujeitos a múltiplas interpretações.

No entanto, isso não significa que eles não possuam uma função educativa ou informativa, mas sim que não se prendem à comunicação pura e simples de fatos, optando por utilizar um tom que desperte a emoção dos leitores em primeiro lugar.

Mas como reconhecer um texto literário? A seguir, vamos listar as particularidades desse estilo de escrita para ajudá-lo a identificá-lo com mais facilidade!

Características do texto literário

Imagine que você está diante de uma questão de prova e precisa identificar qual é o estilo de escrita utilizado para compreender o enunciado. Que pontos você destacaria para classificar o conteúdo com um texto literário ou não?

Para acertar na resposta, confira os atributos que vamos destacar na lista abaixo:

  • sentido conotativo;
  • ponto de vista pessoal do autor;
  • uso de figuras de linguagem;
  • ocorrência de simbolismos;
  • presença de elementos que detonam múltiplos significados, reflexões e emoções.

Em muitos casos, os autores podem, até mesmo, desobedecer a algumas normas gramaticais, recorrendo à famosa licença poética.

kindle texto literário

Quais são os diferentes tipos de texto literário?

Neste tópico, vamos fazer uma lista com os principais tipos de texto literário classificados de acordo com as características que apresentamos anteriormente. Acompanhe!

Romances

Embora o nome utilizado seja o mesmo, aqui não falaremos apenas de narrativas de amor. Dentro do conceito de texto literário, a palavra romance é utilizada para designar uma história com um enredo mais longo, com um narrador, personagens, cenários e acontecimentos variados.

De acordo com esses aspectos, os romances são divididos em diferentes gêneros, como drama, policial, aventura, terror, suspense, histórico, ficção científica, entre outros.

Crônicas e contos

Ao contrário do que vemos nos romances, tanto os contos quanto as crônicas são narrativas mais curtas, contadas de forma mais objetiva e com um menor número de personagens envolvidos.

No entanto, enquanto o conto relata acontecimentos de seus personagens, acompanhando a sua trajetória — num tom que pode ser mais realista ou fantasioso —, a crônica narra fatos do cotidiano que geram um sentimento maior de identificação por parte dos leitores, fazendo uso, muitas vezes, de uma linguagem mais cômica ou de ironia.

Poemas

Construídos com uma estrutura visual diferente, os poemas apresentam textos em formato de versos organizados em linhas contínuas. Nesse gênero, os autores lançam mão de recursos como rimas, artifícios sonoros — como aliterações e onomatopeias — ou, ainda, mecanismos visuais para a organização das estrofes.

Além dessas categorias de texto literário, é interessante citar as novelas, fábulas, lendas, além de roteiros de filmes, peças teatrais e letras de música, que muitas vezes surgem de poemas.

Para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos, vamos mostrar, no próximo tópico, como o conceito é aplicado na prática e citar alguns exemplos de texto literário. Confira!

Exemplos de texto literário

Como primeiro exemplo de texto literário, vamos citar um dos poemas mais conhecidos da literatura brasileira: No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade:

No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.

No gênero do romance, separamos um trecho de Dom Quixote, do espanhol Miguel de Cervantes, escrita durante o Renascimento:

Entre os pecados maiores que os homens cometem, ainda que alguns digam que é a soberba, eu digo que é a falta de agradecimento.

E, para encerrar o tópico de exemplos, vamos citar um trecho da crônica iLua, de Antonio Prata:

A primeira palavra que eu falei foi lua. A primeira palavra que eu escrevi também. A primeira sugestão do Google quando você digita “how to photograph” é “how to photograph the moon” e a segunda é “how to photograph the moon with iPhone”. Curiosamente, contudo, quando você escreve “como fotografar a”, em português, a frase “como fotografar a lua” fica em segundo. Em primeiro surge “como fotografar a tela do Mac”. É, pensando bem, talvez Steve Jobs já tenha conquistado a Lua.

Texto literário e não literário: qual é a diferença?

+ https://pixabay.com/pt/photos/livro-pilha-aprender-conhecimento-168824/

Por fim, vamos apresentar as características do texto não literário para que você saiba diferenciar o estilo literário, que foi destaque deste artigo.

De forma resumida, podemos identificar o texto não literário — também chamado de utilitário — como um relato fiel de fatos que prioriza a informação com objetividade e o uso de uma linguagem impessoal. O intuito é sempre facilitar a compreensão da mensagem para evitar a multiplicidade de interpretações.

Aqui, podemos citar como exemplos de texto não literário:

  • notícias de jornal, revistas, TV, rádio ou sites;
  • livros didáticos e apostilas;
  • bulas de remédio;
  • documentos;
  • receitas culinárias;
  • artigos científicos;
  • manuais de instrução.

Mas, além das características que apresentamos aqui, o segredo para identificar cada estilo de texto é investir na leitura! Esse hábito é muito importante para que você desenvolva uma familiaridade com a literatura, facilitando a compreensão dos textos e ampliando a sua capacidade de interpretação.

Agora que você já sabe o que é um texto literário e suas características e aprendeu a diferenciar esse estilo de escrita da linguagem utilizada em textos não literários, é hora de colocar os conhecimentos em prática!

E, para te dar uma força nesse momento, além dos conteúdos compartilhados aqui no nosso Blog, disponibilizamos também o plano de estudos Stoodi, elaborado com base na sua carga horária e no curso ao qual você pretende se candidatar. Confira e aproveite os benefícios dessa ferramenta exclusiva! Cadastre-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *