Tipos de sujeito: quais são?

Tipos de sujeito: veja quais são e aprenda como classificá-los!

Tipos de sujeito: quais são?

Na hora de ler ou escrever, você pensa em que tipo de sujeito está na oração? Saiba que não é preciso! Em um bom texto, os termos simplesmente estão lá, em seus devidos lugares, e ajudam a compor o sentido. Na hora do Enem, essa classificação também não costuma ser cobrada de forma explícita, nem nos vestibulares. Então, você deve estar se perguntando: para que aprender essa matéria?

Sabe aquele detalhe na decoração, que está ali, mas você não percebe? E aquele ingrediente que faz toda a diferença na receita, e ninguém reparou? Essas são situações análogas ao conhecimento e ao uso dos tipos de sujeito no texto: se bem utilizados, elevam o nível da sua produção textual! Continue a leitura deste post e descubra como!

O que é sujeito?

Há variações nas gramáticas em relação ao conceito de sujeito. Às vezes, temos uma noção semântica do sujeito e outras vezes, uma noção sintática. Adotamos aqui ambas as noções, ou seja, sujeito é o termo da oração sobre o qual se declara alguma coisa (semântica) e também é o termo com o qual o verbo concorda (sintática). Dessa forma, garantimos, com um pouco mais de segurança, o significado de sujeito.

Aproveitando a definição de sujeito, precisamos falar também do predicado. Esse termo seria, então, a declaração que se fez do sujeito organizada pelo verbo que estará sempre nele.

  • Meus amigos sempre estão ao meu lado.

O sujeito dessa oração é meus amigos, pois é deles que se está falando, além de que o verbo estar concorda com o sujeito em número e pessoa.

Atenção: na ordem direta da oração, o sujeito é o primeiro termo; no entanto, ele pode aparecer em qualquer lugar da oração, inclusive depois do verbo (sujeito posposto).

  • “Choram Marias e Clarices no solo do Brasil” (O bêbado e o equilibrista, Elis Regina).

Pronto para conhecer todos os tipos de sujeito?

conversa na mesa tipos de sujeito

Quais os tipos de sujeito?

Para saber quais são os tipos de sujeito existentes, é importante lembrar que o sujeito tem núcleo e esse núcleo será sempre um substantivo (palavra que dá nome a seres e coisas) ou um pronome (palavra que substitui o substantivo).

Logo, o primeiro passo para classificar o sujeito é identificar seu núcleo. Veja os exemplos:

  • Minha casa está vazia.

O sujeito dessa oração é minha casa, e o núcleo é casa (substantivo).

  • Salas e quartos somem sem deixar vestígio” (Tudo que vai, Capital Inicial)

Nesse exemplo, temos dois núcleos: salas e quartos.

  • Nós resolveremos o problema.

O sujeito dessa oração é nós, que é o núcleo (pronome).

Tudo certo até aqui? Então é hora de encarar os tipos de sujeito!

Sujeito simples

O sujeito será simples quando tiver apenas um núcleo:

  • O professor chegou atrasado.

Sujeito composto

O sujeito será composto quando tiver dois ou mais núcleos.

  • O professor e os alunos chegaram atrasados.

Sujeito oculto

 A nomenclatura de sujeito oculto não é mais usual. A forma mais correta de classificação é sujeito desinencial ou, ainda, elíptico. O sujeito será classificado assim quando seu núcleo estiver subentendido na frase e puder ser resgatado pela desinência verbal que indicará número e pessoa.

  •  Encontraremos a resposta do problema.

Nessa frase, o sujeito é nós (1ª pessoa do plural), indicado pela desinência –mos do verbo.

Sujeito indeterminado

O sujeito é indeterminado quando não se pode determinar quem fez a declaração contida no predicado. Essa situação ocorre com características linguísticas próprias:

  • com verbo na 3ª pessoa do plural sem sujeito expresso. Roubaram meu carro. Nesse caso, não se pode determinar quem roubou;
  • com verbo (VI, VTI, VL) na terceira pessoa do singular + partícula se (índice de indeterminação do sujeito). Precisa-se de trabalho. Também não se pode determinar quem está precisando.

Tipos de sujeitos: exercícios

Vamos conferir se você aprendeu o conteúdo? Temos exercícios sobre tipos de sujeito que servem como compreensão e fixação da matéria.

1. Identifique e classifique o sujeito dos verbos destacados na tirinha.

tirinha do garfield

quer

está

faça

2. (SARMENTO) Em que opção se encontra um sujeito indeterminado?

a) Nova reunião ministerial foi marcada ontem pelo Presidente da República.

b) Crescem a expectativa e a indignação dos aposentados diante das mudanças da Previdência.

c) Para este ano, preveem-se consideráveis alterações climáticas em todo o planeta.

d) Nem sempre se chega à conquista dos sonhos rapidamente.

e) A Medicina se beneficiou também dos avanços tecnológicos.

3. (UFMG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em:

a) Quem sabe de que será capaz a mulher de teu sobrinho?

b) Raramente se entrevê o céu nesse aglomerado de edifícios.

c) Amanheceu um dia lindo, por isso todos correram à piscina.

d) Era somente uma velha, jogada num catre preto de solteiro.

e) É preciso que haja muita compreensão para com os amigos.

Depois de fazer essas atividades sobre tipos de sujeito você se sente mais seguro sobre o tema? Quando estiver trabalhando em suas redações, não se esqueça de definir se o sentido que você pretende dar a uma frase é alcançado com aquele tipo de sujeito ou com outro. Com o tempo, isso passa a ser uma tarefa quase automática!

Para fechar nosso post com clareza do que demonstramos aqui, veja a diferença de sentido proporcionada pela alteração do tipo de sujeito nestas manchetes:

  • Autoridades anunciam morte de médico chinês que alertou sobre vírus; hospital nega” (G1, 06 fev. 2020);
  • Médico chinês que alertou sobre coronavírus está em estado grave” (Exame, 06 fev. 2020);
  • Coronavírus: Brasil tem 14 casos suspeitos (…) Estima-se que o prazo de isolamento será de 18 dias (…) (Veja, 03 fev. 2020).

Embora o tema seja comum às três frases, no primeiro exemplo o foco é no que dizem as autoridades; no segundo, a informação central é sobre o estado de saúde do médico. Ambas têm sujeito simples explícito. Já no terceiro exemplo, o verbo grifado não tem sujeito determinado, pois se trata de uma afirmação genérica: não se quer dizer (ou não é relevante informar) quem fez a estimativa.

Quer aprender mais sobre tipos de sujeito e predicado, além de dominar a Gramática? Assista às videoaulas e se prepare para as provas com o Plano de Estudos personalizado!

1 comment
  1. Wow that was odd. I just wrote an very long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyway, just wanted to say great blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *