Amina: o que é, características e mais!

Neste minipost, vamos falar os conceitos básicos a respeito da amina, um composto muito importante, que faz parte do que deve ser estudado pelo vestibulando para a disciplina de Química.

Vale a pena atentar ao conteúdo, pois questões sobre as aminas são frequentes tanto no Enem quanto em outros vestibulares. Vamos lá?

O que é amina?

A amina é um componente estudado na grande área da Química Orgânica. Ela é uma substância formada por uma ou mais ligações com nitrogênio, sendo essencial para a composição de inúmeras outras matérias.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

É importante saber que as aminas são sempre criadas com a remoção de um ou mais hidrogênios da amônia, o que pode gerar diferentes tipos de aminas.

Características das aminas

  • ligações com nitrogênio;
  • derivadas da substância amônia (NH3);
  • potencial de criar inúmeros outros compostos orgânicos.

Tipos de amina

Amina primária

O primeiro dos tipos de amina se dá quando apenas um dos hidrogênios na amônia é substituído. Se considerarmos que R equivale a um composto orgânico, seu formato se daria da seguinte maneira:

R – NH2

Amina secundária

Nesse caso, o processo é similar ao anterior, mas dois hidrogênios são retirados da fórmula da amônia, gerando o seguinte resultado:

R – NH – R

Amina terciária

No terceiro e último tipo, a amina se formará sem nenhuma ligação com hidrogênios. Os três são substituídos por novas ligações orgânicas, ficando com o seguinte esquema:

R – NH – R

|

R

O conteúdo sobre aminas é uma parte importante no entendimento dos compostos orgânicos, sempre presente nos vestibulares de todo o país. Lembre-se de que ela é um derivado da amônia e existem três tipos existentes, a depender do número de ligações com hidrogênio restantes.

Quer aprender mais? Conheça o Blog do Stoodi! Aqui você encontra também exercícios sobre o assunto do texto e outros de Química Orgânica.