Biodiesel: o que é, como é feito e muito mais nesse artigo completo!

Você já ouviu falar sobre biodiesel? Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre esse combustível e ficar afiado no assunto!

Biodiesel: o que é, como é feito e muito mais nesse artigo completo!

Já ouviu falar em biodiesel?

As descobertas científicas têm colaborado não apenas com o desenvolvimento de nossa sociedade, mas também na preservação do meio ambiente. Um exemplo disso é a fabricação de combustíveis que provêm de fontes renováveis como o biodiesel.

Interessante, não é mesmo? Será que no futuro poderemos substituir os combustíveis fósseis e diminuir a poluição ambiental?

O ecossistema agradece e você também, que agora vai conhecer um pouco mais sobre o que é biodiesel, qual a sua importância e ficar afiado sobre essa questão para os próximos exames!

O que é biodiesel?

Como o próprio nome sugere, o biodiesel é um combustível obtido de forma natural, com componentes que vêm da natureza, como plantas e animais, e consegue ser similar ao combustível mais utilizado em todo o mundo, o diesel, que é fabricado por meio da extração do petróleo.

O diesel gera energia para movimentar máquinas de grande porte e motores potentes como os de tratores, caminhões e até embarcações marítimas. É considerado um dos combustíveis mais poluentes, seu uso promove a liberação alta de monóxido carbônico na atmosfera e riscos de acidentes no mar, contaminando as águas.

A notícia boa é que esse combustível pode ser substituído pelo biodiesel tranquilamente, já que eles possuem as mesmas propriedades químicas. É por isso que pesquisadores brasileiros estudam a possibilidade de se utilizar o biodiesel em 100% do abastecimento desses equipamentos em um futuro próximo, o que coloca nosso país como um dos pioneiros nas pesquisas mundiais.

Quais matérias primas podem ser utilizadas no biodiesel?

Grãos de soja

O biodiesel é um combustível derivado de óleos vegetais ou de gorduras animais.

Os óleos vegetais que são utilizados em sua produção podem ser abundantemente encontrados em nosso país, que tem extensões territoriais propícias para o plantio em larga escala de plantas como a soja, algodão, canola, dendê, entre outras.

As gorduras animais provêm de sebo bovino, óleos de peixe, óleo de mocotó, banha de porco, gordura de galinha e óleos residuais de frituras.

A maior parte da produção brasileira vem da soja, sendo apenas 20% da produção derivada de gorduras animais.

Produção de biodiesel

O mundo todo utiliza a mesma nomenclatura para identificar qual a porcentagem de biodiesel é utilizada na mistura com combustíveis fósseis, é a BXX.

O que isso significa? O XX é a concentração, que pode variar de 2% a 100%, por isso, um combustível adicionado de 5% de biodiesel é chamado de B5, com 20%, B20 e assim sucessivamente até o B100, que é o biodiesel puro.

Como é obtido o biodiesel?

Existem diversas técnicas para a obtenção do biodiesel, três delas se destacam:

  •  Craqueamento térmico ou Pirólise, processo que provoca a quebra de moléculas por meio de altas temperaturas, e assim, as substâncias da mistura, ao serem aquecidas em ambiente onde há ausência de oxigênio, formam compostos químicos muito semelhantes ao diesel de petróleo.
  •  Esterificação, que é uma reação provocada para sintetizar um éster específico e ocorre entre um éster e um ácido, resultando em um éster e água.
  • Transesterificação, que pode ocorrer entre um éster e um ácido ou entre um éster e um álcool, formando um novo éster. A transesterificação é a mais utilizada atualmente, dela resultam o biodiesel, que é o combustível, e a glicerina, destinada para a indústria cosmética na fabricação de sabonetes e cremes.

Todos os processos podem ser induzidos por catalisadores químicos. Na transesterificação, por exemplo, usa-se a soda cáustica para acelerar a obtenção do biodiesel.

Biodiesel: vantagens e desvantagens

A grande vantagem é que o biodiesel é fabricado por meio de fontes renováveis, o que significa que a sua matéria-prima pode ser coletada (no caso de gorduras animais), colhida e plantada a qualquer momento, sem o risco de extinção, diferente das fontes utilizadas atualmente que provêm do petróleo.

A proporção de até 20% em suas misturas com outros combustíveis não exige nenhuma adaptação dos motores, já que ele é quimicamente semelhante ao óleo diesel mineral.

Por ser uma fonte de energia limpa, não agride e nem causa danos ao meio ambiente.

As desvantagens ficam por conta dos custos de produção que ainda são altos por causa da escala, e da necessidade de modificações nos motores das máquinas quando utilizado em uma proporção maior do que a citada acima.

Impactos ambientais causados pelo biodiesel

A poluição é uma das maiores questões da Química Ambiental e é abordada nos principais exames nacionais, como o ENEM e outros vestibulares.

O biodiesel polui menos, porque o resultado da sua queima libera muito menos monóxido de carbono e hidrocarbonetos do que a queima do diesel comum.

Ele é biodegradável e não é tóxico, sendo assim, quando há um derramamento acidental nas águas, não mata a fauna e a flora local.

Biodiesel no Brasil

Cenoura, biocombustível

Os principais estados que produzem o biodiesel no Brasil são: São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul.

Nossas grandes extensões de terra favorecem o plantio das oleaginosas utilizadas na produção a um baixo custo.

Somos os maiores produtores do mundo, já se beneficiando das vantagens do uso do biodiesel, diminuindo a poluição em nosso território, gerando empregos e renda juntamente com o desenvolvimento econômico e social.

Qual a importância do biodiesel para o Brasil?

Se você conhece alguma usina de biodiesel na sua região, sabe o quanto ela é importante para a economia local.

A produção do combustível emprega mão-de-obra especializada e fomenta as pesquisas na área, o que traz muitas vantagens e visibilidade ao Brasil no exterior.

Sem contar que a cadeia produtiva do biodiesel gera subprodutos que começam a ter valor agregado e gerar novas fontes de renda aos que vivem de sua fabricação e para outras indústrias.

O aumento da fabricação do biodiesel e a sua distribuição em larga escala ainda é esperado, mas o fato de já estarmos na frente de muitos países é muito favorável ao Brasil.

Ficaram algumas dúvidas sobre o que é biodiesel? Não se preocupe, tenha acesso a mais aulas detalhadas em nosso site.

Aqui, aprender é muito fácil, os conteúdos são estimulantes e despertam a vontade de adquirir cada vez mais conhecimento! Por isso mesmo é que o reforço escolar não precisa ser chato, nem a preparação para o ENEM.

Confira nossa página e assine o Stoodi agora mesmo! Queremos que a sua foto seja a próxima em nosso mural de depoimentos, junto com sua história de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *