Carbono-14: o que é, datação e mais!

Já ouvir falar sobre o carbono-14? Aprenda o que ele é qual a sua importância para o estudo de fósseis!

Carbono-14: o que é, datação e mais!

Os temas relacionados a funções radioativas são muito frequentes nos vestibulares. Afinal, a utilização de elementos perigosos é constante ciência mundial. Um dos assuntos que mais aparecem nas provas se relaciona com o carbono-14 e, por isso, preparamos este artigo com as melhores informações sobre ele para você. Não perca!

O que é carbono-14?

O carbono-14 nada mais é do que um isótopo radioativo formado por meio da colisão de raios cósmicos e do nitrogênio-14, ambos presentes na atmosfera terrestre. Assim, os organismos vivos presentes na Terra absorvem o carbono por meio da respiração, fazendo com que ocorra um equilíbrio entre a quantidade do elemento presente no organismo e na atmosfera.

A técnica do carbono-14

Por ser radioativo, o carbono-14 permitiu o desenvolvimento de uma técnica altamente eficaz para o estudo de cadáveres antigos. Assim, quando aplicado o isótopo em sedimentos orgânicos, como ossos e conchas marinhas, é possível determinar de maneira mais precisa a idade do fóssil, já que a quantidade de 14C tende a diminuir com o passar do tempo.

Datação com carbono 14

Como comentamos, o carbono 14 é extremamente funcional na datação de fósseis, auxiliando os profissionais da área de Paleontologia a identificarem antigas relíquias. Isso acontece porque a meia vida de um radioisótopo é justamente o tempo necessário para que ocorra a desintegração da metade da sua massa.

Por exemplo, um organismo que apresenta 200g de massa de um elemento radioativo que, por sua vez, tem 10 anos de meia vida, terá, em exatos 10 anos, 100g de massa. Por isso é possível determinar qual é a idade da amostra fóssil pela quantidade de 14C presente.

Você percebe como o carbono 14 pode aparecer nas questões de vestibular? Seja de maneira contextualizada, seja por meio de perguntas práticas, é fundamental ter um bom planejamento de estudos para dominar esse conteúdo e ter excelentes resultados. Aproveite para conhecer o nosso plano de estudos e organizar o seu dia a dia de aprendizagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *