Diagrama de Linus Pauling: entenda!

Você concorda que a Química é uma das matérias mais difíceis do Ensino Médio? Pois é, diversos estudantes apresentam dificuldades em compreender seus conceitos e, é claro, alinhá-los com a Matemática. É por isso que o diagrama de Linus Pauling é um desafio para os alunos.

Neste artigo, descubra o que é esse diagrama e como utilizá-lo corretamente!

O que é diagrama de Linus Pauling?

Há muito tempo, os cientistas tinham dificuldade em fortalecer a Química, já que era um universo desconhecido para todos nós. A fim de organizar essa área do conhecimento, Linus Pauling criou um diagrama que representa a distribuição dos elétrons em um átomo.

A partir do diagrama de Linus Pauling, foi possível compreender que cada átomo tem sete níveis, representados por letras (K, L, M, N, O, P, Q), sendo que cada um apresenta uma quantidade de subníveis, representados pelas letras s, p, d, f.

Como funciona o diagrama de Linus Pauling?

Como explicamos, cada nível apresenta diferentes quantidades de subníveis:

  • K: um subnível — s;
  • L: dois subníveis — s, p;
  • M: três subníveis — s, p, d;
  • N: quatro subníveis — s, p, d, f;
  • P: três subníveis — s, p, d;
  • Q: dois subníveis — s, p.

Além disso, é fundamental ter em mente que cada subnível apresenta diferentes orbitais (1, 3, 5, 7 respectivamente) que, por sua vez, só podem carregar dois elétrons. Dessa maneira, como o subnível “s” só apresenta um orbital, ele só poderá ter no máximo dois elétrons.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

É por isso que, quando montamos o diagrama por meio dos traços diagonais, podemos perceber que cada linha apresenta subníveis de energia mais intensos do que a linha anterior, ou seja: o subnível que está mais abaixo do traço diagonal sempre tem mais energia que o anterior. Consequentemente, 2s apresenta mais energia que 1s e assim por diante.

Diagrama de Linus Pauling: exercícios

Com o intuito de fortalecer seu conhecimento, separamos dois exercícios sobre o diagrama de Linus Pauling para você. Confira:

1. (UF-AC) Elementos químicos são utilizados em organismos vivos para a realização de muitas tarefas importantes. Por exemplo, o ferro faz parte da molécula de hemoglobina, participando do transporte do oxigênio no corpo. O átomo de ferro tem Z = 26. A camada de valência desse átomo tem:

a) 6 elétrons

b) 14 elétrons

c) 2 elétrons

d) 8 elétrons

e) 12 elétrons

Resposta: c.

2. Se na configuração eletrônica de um elemento químico há dois elétrons no subnível 4f, qual é o seu número atômico?

a) 64

b) 62

c) 60

d) 58

e) 56

Resposta: d.

O diagrama de Linus Pauling é um conteúdo recorrente nas provas. Para mandar bem, é fundamental revisar a matéria e investir em diversos exercícios que auxiliam na assimilação da sua aprendizagem. Portanto, aproveite para conhecer o nosso plano de estudos e montar um bom planejamento para os vestibulares!