Efeito fotoelétrico: o que é, fórmulas e mais!

Você sabe o que é efeito fotoelétrico? Aprenda neste post todo o processo e como funciona!

Efeito fotoelétrico: o que é, fórmulas e mais!

Foto: Wikipédia.

Você já parou para pensar como as células fotovoltaicas funcionam? Graças ao efeito fotoelétrico, a humanidade conseguiu transformar a energia solar em energia elétrica para abastecer casas e cidades ao redor do mundo. É por isso que esse conteúdo sempre aparece nas grandes provas.

Pensando em ajudar você a mandar bem no vestibular, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o efeito fotoelétrico. Acompanhe!

O que é efeito fotoelétrico?

Descoberto pelo alemão Heinrich Hertz, o efeito fotoelétrico surgiu pela produção de faíscas originadas na incidência da luz ultravioleta em regiões metálicas. Nesse sentido, Albert Einstein alinhou a descoberta de Hertz e determinou a existência do efeito, afirmando que ele ocorre em função da emissão de elétrons por materiais que apresentam uma frequência eletromagnética específica, chamado fotoelétrons.

O que são fótons?

Para compreender o que é o efeito fotoelétrico, precisamos saber o que são fótons. Caracterizados como partículas que fazem parte da luz, podemos defini-los como transportadores da energia presente nas radiações eletromagnéticas, representados pela seguinte equação: E = h.f.

Efeito fotoelétrico: fórmulas

Como você já deve imaginar, o efeito fotoelétrico nada mais é do que a emissão de elétrons em um recipiente exposto à frequência de radiação eletromagnética, que ocorre por meio da transferência de energia dos fótons para os elétrons. Assim, quando a quantidade de energia superar a energia mínima necessária para ejetar os elétrons, ocorre uma corrente de fotoelétrons.

Isso ocasiona uma fórmula muito importante para a Física, já que a energia de cada fóton depende sempre da sua frequência (f), ou seja, há uma frequência mínima necessária para que os elétrons sejam retirados do material em questão a fim de gerar a corrente. É por isso que a equação E = h.f também pode ser aplicada para calcular a frequência do fóton.

Efeito fotoelétrico: exemplos

No início deste artigo, explicamos que um dos maiores exemplos do efeito fotoelétrico é a célula fotovoltaica, lembra? Quando utilizado nos painéis solares, o efeito é capaz de gerar energia elétrica de forma limpa e, é claro, renovável.

Estudar sobre o efeito fotoelétrico é fundamental para ter excelentes resultados no vestibular. Afinal, esse é um conteúdo que quase sempre aparece nas provas por estar presente no nosso cotidiano. Para melhorar seus resultados, conheça nosso plano de estudos e monte um planejamento eficiente para a sua aprendizagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *