Eletropositividade: entenda mais!

Entenda o conceito da eletropositividade e qual sua relação com outros conceitos da Química.

Eletropositividade: entenda mais!

Você sabe sobre o que é eletropositividade? Trata-se de uma das propriedades periódicas, ou seja, ela pode aumentar ou diminuir conforme a posição que um elemento químico ocupa na Tabela Periódica.

A eletropositividade é uma das propriedades básicas da Química, por isso esse é um assunto recorrente nos vestibulares. Pensando na importância do tema, neste minipost explicaremos o conceito de eletropositividade, qual é a diferença dela para a eletronegatividade e como varia a eletropositividade na Tabela Periódica. Boa leitura!

O que é eletropositividade?

Esse conceito químico indica a tendência que o núcleo do átomo de um elemento químico tem de se distanciar dos elétrons na camada de valência quando se forma o composto.

Essa ideia é exatamente oposta em relação à eletronegatividade, que faz referência a uma tendência em que um átomo tem de atrair os elétrons compartilhados em uma determinada ligação.

É importante destacar ainda que a eletropositividade também é chamada de caráter metálico. Isso acontece porque os metais apresentam maior tendência de perderem os elétrons na camada de valência quando estão em contato com elementos com alta eletronegatividade.

Qual a diferença entre eletronegatividade e eletropositividade?

Diferentemente da eletropositividade, a eletronegatividade refere-se a uma tendência em que um átomo tem de atrair os elétrons compartilhados em uma determinada ligação. Apesar de também ser uma propriedade química, ela tem uma ideia oposta em relação ao outro conceito.

Como varia a eletropositividade na Tabela Periódica?

Não há muitos segredos em relação a isso. Quanto maior for o raio atômico, maior será a eletropositividade. Dessa forma, essa propriedade aumenta da direita para a esquerda e de cima para baixo na Tabela Periódica.

Este minipost sobre a eletropositividade foi útil para você? Quer se aprofundar nos conteúdos de Química? Conheça nossas videoaulas e veja como podemos ajudá-lo a ficar fera nessa disciplina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *