Enol: o que é?

Descubra o que são enóis, fórmula, nomenclaturas e mais!

Enol: o que é?

Não é nenhum mistério que muitos vestibulandos apresentam dificuldades em responder às questões de Química, afinal, elas demandam concentração e domínio do conteúdo para garantir soluções coerentes. Um tema muito frequente nos grandes vestibulares é o enol, já que sua fórmula é muito importante para nós.

Neste artigo, descubra o que é enol, sua fórmula e muito mais. Acompanhe!

O que é enol?

Os enóis nada mais são do que álcoois que têm um ou mais radicais de hidroxila (—OH), sempre ligados a um átomo de carbono insaturado. Assim, eles são estáveis e podem formar cetonas e aldeídos, variando entre esses elementos por meio do tipo de ligação e da posição em que ela se encontra entre eles.

Enol: fórmula

Uma das principais dúvidas dos estudantes se refere à fórmula do enol, já que ela pode ser complexa e variar de acordo com as ligações feitas entre os elementos. Seu grupo funcional apresenta o seguinte registro: — CH = CH — OH, sendo que ele deve estar presente em qualquer molécula que tenha enol em sua composição.

Nomenclatura do enol

Com a fórmula em mente, está na hora de conhecer a nomenclatura do enol. Da mesma forma que os álcoois, os enóis devem ser precedidos pelo prefixo que tenha relação com o número de carbonos da cadeia em questão, pelo infixo que indica o tipo de ligação, sempre terminados em -ol.

É por isso que o etenol apresenta essa nomenclatura: sua fórmula é composta por dois carbonos, o que representa o prefixo “et”, e por ligações duplas, que demanda a presença do infixo “en”.

Etenol: entenda sua importância

No último tópico, apresentamos como funciona a nomenclatura do etenol (C2H3OH), mas qual é sua importância? Também chamado de álcool vinílico, ele pode ser utilizado em perfumarias, indústrias alimentícias e farmacêuticas, além de dar origem à vitamina C, extremamente importante para a regulação da nossa saúde e bem-estar.

Você percebe como conhecer o que é enol é importante para mandar bem nas provas? Lembre-se de revisar bem o conteúdo para ter um excelente desempenho! Ainda, aproveite para conhecer o nosso plano de estudos para ter resultados ainda melhores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *