Glicídios: o que são, classificação e mais!

Você já ouviu falar em Glicídios? Se não, apostamos que conhece os carboidratos! Veja aqui quais são e quais suas propriedades.

Glicídios: o que são, classificação e mais!

Também conhecidos como carboidratos, os glicídios são compostos orgânicos que fazem parte de nossa alimentação cotidiana. Eles são majoritariamente de origem vegetal e são compostos de sacarídeos.

Aprenda mais sobre os glicídios neste artigo. Aqui, apresentaremos o significado do conceito, sua função e como funciona a classificação dessa família de compostos, importantes para a Química. Vamos lá?

O que são glicídios?

São compostos orgânicos, constituídos basicamente de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), que também podem ser formados por ligações com outras moléculas como as do nitrogênio (N).

Função dos glicídios

As diferentes famílias de glicídios têm duas funções primordiais:

  • fornecer energia para muitos tipos de seres vivos por meio da alimentação;
  • são os compostos dos quais são feitos muitos membros e órgãos de animais.

Classificação dos glicídios

Os carboidratos podem ser divididos em três grandes tipos, que são separados de acordo com a complexidade de sua estrutura molecular. Os mais simples têm menos ligações e átomos em sua composição, ao passo que os outros tipos são moléculas muito maiores e elaboradas. São eles:

  • monossacarídeos: são os glicídios mais básicos em sua estrutura, sua fórmula geral é (CH2O)n;
  • dissacarídeos: são compostos de dois monossacarídeos, essa ligação é conhecida como glicosídica, responsável pela liberação de uma molécula de água no processo;
  • polissacarídeos: carboidratos de alta complexidade, são compostos por inúmeros monossacarídeos agrupados. Ao contrário dos outros tipos, podem ter ligações com outros elementos químicos e são insolúveis em água.

Exemplos de glicídios

Sacarose

É um glicídio do tipo dissacarídeo, feito pela junção de dois monossacarídeos, uma molécula de glicose e a outra de frutose. Ela é comumente encontrada em plantas, como a cana-de-açúcar e a beterraba. Sua fórmula é C12H22O11.

Glicose

Trata-se de um monossacarídeo, portanto é solúvel em água. Sua fórmula é a seguinte: C6H12O6. Tem um sabor adocicado e pode ser encontrada na natureza em algumas frutas, como a uva, e no mel de abelhas. Além disso, está presente, em uma mínima porcentagem, no nosso sangue.

Celulose

É um polissacarídeo muito conhecido, comumente encontrado no reino vegetal, sendo responsável pela estruturação de suas partes, como o tronco de árvores. Sua fórmula é a C6H10O5.

Apresentamos até aqui as funções e características dos glicídeos. São conhecidos popularmente como carboidratos e estão presentes não só nos alimentos. Eles também compõem o sangue humano e fazem parte da estrutura de alguns vegetais.

Quer testar esse e outros conhecimentos sobre Bioquímica? Dê uma olhada em nosso banco de exercícios sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *