Ionização: o que é, processos e mais!

Saiba como funciona o processo de ionização, sua aplicação e a diferença entre dissociação e ionização.

Ionização: o que é, processos e mais!

Quem nunca sentiu dificuldade em estudar sobre ionização, não é mesmo? Esse conteúdo de Química pode ser um grande desafio para os vestibulandos, já que é um tema que envolve conceitos químicos e matemáticos e, portanto, sempre aparece nas grandes provas.

Para ajudar você a mandar bem nas questões de ionização, preparamos este artigo com as principais informações sobre esse tema. Confira!

O que é ionização?

A ionização é o processo de carregamento de átomos neutros, ou seja, o procedimento que garante a carga elétrica para os elementos. Assim, é por meio da ionização que cátions e ânions são formados, já que, quando os elétrons se ligam a íons positivos, eles carregam positivamente o núcleo ao mesmo tempo em que, quando se ligam a íons negativos, carregam negativamente o átomo.

Processo de ionização

A ionização pode carregar um elemento tanto positivamente quanto negativamente. Isso acontece porque o íon pode ser criado em diferentes situações, como em ambientes sólidos, aquosos ou gasosos. Por exemplo, quando moléculas de HCℓ reagem com água, elas produzem íons H3O+, porque realizam a seguinte equação:

HCℓ(aq) + H2O(l) → H3O+(aq) + Cℓ(aq).

Aplicação da ionização

Mas, então, como a ionização pode ser aplicada na realidade? Por ser uma base dos processos de carregamento, a aplicação da ionização é muito comum em industrias e, é claro, pesquisas científicas. Um dos melhores exemplos é a formação de pilhas e baterias, que conseguem, por meio do desenvolvimento de íons, oferecer uma diferença de potencial elétrico que garante o fornecimento de energia.

Dissociação e ionização

Quando falamos sobre ionização, muitas pessoas a confundem com a dissociação. No entanto, enquanto o primeiro processo ocorre quando um composto molecular entra em contato com a água para a formação de íons, o segundo acontece em função da mistura entre um composto iônico em solução aquosa para a separação de íons.

Percebe como estudar sobre ionização não precisa ser um desafio? Afinal, revisando o conteúdo com frequência e realizando exercícios para fortalecer a sua aprendizagem, é possível fixar o tema e garantir excelentes notas!

Aproveite para conferir o nosso plano de estudos para potencializar ainda mais seus resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *