Isomeria geométrica: o que é, tipos e exercícios!

O estudo da Química é absolutamente fundamental, tanto para o vestibular quanto para a vida. Essa matéria é subdividida em muitas áreas, sendo uma delas a da isomeria espacial. Hoje, falamos exclusivamente sobre a isomeria geométrica, um tema que é frequentemente abordado no vestibular!

O que é isomeria geométrica

As moléculas podem, na natureza, interagir de diversas formas. Algumas vezes elas se reúnem de modo a ficarem bem parecidas umas com as outras. Esses são os compostos chamados de isômeros, que têm uma mesma fórmula molecular.

A diferenciação dessas estruturas é feita a partir da análise da forma da molécula, e não de sua fórmula, que é igual. Por isso, temos a isomeria óptica e a geométrica, tema deste post.

Tipos de isomeria geométrica

Descubra quais são as divisões desse tipo de isomeria.

Cis e trans

A denominação cis-trans é outro nome possível para esse tipo de isomeria. Esse conceito está relacionado à posição dos “grupos ligantes” na molécula estudada.

No caso das moléculas do tipo cis, os grupos iguais permanecem de um mesmo lado. No caso das moléculas trans, há uma inversão no posicionamento.

Veja uma imagem para ilustrar melhor esse conceito:

exemplo isomeria

Nomenclatura

A nomenclatura para esse tipo de composto não tem segredo: basta adicionar o prefixo cis ou trans antes do nome da molécula.

Há, ainda, outra variação. Nela, os compostos cis têm essa denominação substituída pela letra Z (que vem da palavra em alemão zuzammen, que significa juntos). Já os trans são substituídos por E (para entgegen, que significa opostos).

Isomeria geométrica: exercícios

Agora, que tal fazemos um breve exercício para verificar se você realmente entendeu esse assunto? Vamos lá!

(Fuvest) Quantos isômeros geométricos do aldeído cinâmico são previstos?

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gostou de conhecer mais sobre a isomeria geométrica? Para saber todos os outros temas referentes a esse conceito (e muito mais!), dê uma olhada no Plano de Estudos Stoodi!

Resposta do exercício: B.