Modelo atômico de Bohr: teorias, modelos e mais!

Avançar no estudo sobre os átomos é fundamental compreender o modelo atômico de Bohr e quais foram suas contribuições para o assunto!

Modelo atômico de Bohr: teorias, modelos e mais!

O modelo atômico de Bohr é bastante utilizado na Química e ele é fundamental para que possamos evoluir na disciplina. Foi idealizado pelo físico dinamarquês Niels Henry David Bohr (1885-1962) e trata-se de um conteúdo básico e de uma das teorias desenvolvidas com a intenção de explicar como funciona a composição e a organização de um átomo.

Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste artigo, explicaremos o que é o modelo atômico de Bohr e destacaremos os principais postulados dele. Acompanhe a seguir.

O que é o modelo atômico de Bohr?

No modelo atômico de Niels Bohr, os átomos apresentam um aspecto de órbitas nas quais há elétrons e, no centro, um pequeno núcleo. Ele aperfeiçoou o modelo de Rutherford, mas ainda há pontos de melhoria no seu modelo atômico.

Ele não conseguiu explicar, por exemplo, que o elétron emite energia. Além disso, não há a explicação sobre a composição do núcleo do átomo (sabe-se atualmente é composto por prótons e nêutrons, trata-se da parte com carga positiva do elemento).

Quais são os postulados de Bohr?

Mediante os trabalhos feitos, Bohr desenvolveu quatro princípios:

• energia atômica: cada elétron apresenta uma quantidade diferente de energia;
  • cada elétron tem uma órbita e elas são denominadas de “estados estacionários”. Quando emite energia, o elétron vai para uma órbita mais distante do núcleo;
  • quando há consumo de energia, o nível energético do elétron aumenta. Por outro lado, o nível diminui quando o elétron produz energia;
  • os níveis de energia têm uma quantidade definida e são denominados pelas seguintes letras: K, L, M, N, O, P, Q.

Curtiu a explicação sobre o modelo atômico de Bohr? Você também pode ficar fera nessa e outras disciplinas com o nosso plano de estudos! Confira!