O que é hidrólise?

Você sabe o que é Hidrólise? Tire suas dúvidas sobre o tema e veja as fórmulas!

O que é hidrólise?

Entre os conteúdos estudados em Química, a hidrólise é um dos mais relevantes, já que tem aplicações em importantes reações tanto orgânicas quanto inorgânicas. Saiba mais sobre esse processo aqui e boa leitura!

Hidrólise: o que é?

Hidrólise é um processo químico no qual ocorre a quebra da molécula de uma substância por meio da ação dos íons provenientes da ionização da água. Pode ser dos tipos:

• alcalina;
  • ácida;
  • salina;
  • enzimática.

A hidrólise alcalina ocorre na presença de uma base em solução aquosa. Nesse tipo, a base faz o papel da água, liberando OH2, e como produto final tem-se um sal e um ácido.

Já a ácida ocorre na presença de um ácido em solução aquosa, sendo muito aplicada nas reações que envolvem amidas, açúcares e ésteres.

A hidrólise enzimática ocorre na presença de enzimas, que aumentam a velocidade da reação, atuando como catalisadores.

Por fim, temos a hidrólise salina, que é a reação entre a molécula de um sal e água, representada pela equação:

fórmula hidrólise

Grau e constante da hidrólise

O grau (α) e a constante da hidrólise (Kh) podem ser calculados da seguinte forma:

constante da hidrólise

hidrólise

em que é o produto das concentrações dos produtos da reação e é o produto das concentrações dos reagentes.

O que é proteína hidrolisada?

Você com certeza já ouviu falar em Whey Protein, muito usada por praticantes de esporte. Ela é um tipo de proteína hidrolisada. Mas o que é isso? É a proteína que foi quebrada em aminoácidos, proporcionando uma velocidade máxima de absorção.

Hidrólise X hidratação

Tome cuidado para não confundir hidratação com hidrólise! Nessa, a água é usada para dividir uma molécula, enquanto na hidratação a água é adicionada à molécula por meio de uma reação de adição.

Agora que você aprendeu o que é hidrólise, aproveite também para se aprofundar nos estudos de Química com as videoaulas e exercícios na nossa plataforma de estudos!