Pontes de hidrogênio: o que são, exemplos e mais!

Saiba o que é e como ocorre o processo da Ponte de Hidrogênio.

Pontes de hidrogênio: o que são, exemplos e mais!

Compreender as forças intermoleculares é algo essencial para o entendimento de muitos assuntos cobrados no vestibular. Entre eles, há um destaque especial para as pontes de hidrogênio, interação mais forte de todas. Saiba mais!

O que é ponte de hidrogênio?

Ligações intermoleculares são aquelas que ocorrem dentro de uma molécula. Na ponte de hidrogênio, o que ocorre é a interação entre o átomo de hidrogênio e uma molécula bem eletronegativa, como o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio.

Esse é o tipo de interação intermolecular mais forte e que, portanto, tem os maiores pontos de ebulição e fusão. Quando ocorre na água, gera uma série de características importantes para essa substância.

Ponto de ebulição do hidrogênio

Como vimos anteriormente, as moléculas ligadas por pontes de hidrogênio (que também podem, em exercícios mais antigos, ser chamadas de ligações de hidrogênio) têm um ponto de ebulição um pouco maior do que muitas outras.

Isso ocorre por conta da força da interação. Ligações feitas por dipolo-dipolo ou dipolo induzido tendem a ser mais fracas do que as pontes de hidrogênio e, assim, têm pontos de ebulição ligeiramente menores.

Exemplos de pontes de hidrogênio

A seguir, veremos alguns exemplos clássicos de pontes de hidrogênio que podem ser cobradas em suas provas. Confira.

DNA

Nas moléculas de DNA e RNA, as cadeias de nucleotídeos são ligadas por pontes de hidrogênio. Aqui, a interação ocorre nas bases nitrogenadas (adenina, timina, guanina, uracila e citosina), que se juntam umas às outras para formar os pares. Nesse caso, o nitrogênio e o oxigênio de uma se ligam ao hidrogênio da outra.

Água

A molécula de água é uma das mais conhecidas por todos nós, não é mesmo? Sua estrutura não só possibilita como incentiva a formação de pontes de hidrogênio. Essa característica traz propriedades únicas à água, como a tensão superficial, que gera uma espécie de película na superfície aquática.

Esperamos que você tenha aprendido mais sobre as pontes de hidrogênio! Está se preparando para o vestibular e gostaria de aprender muito mias? Conheça o Plano de Estudos do Stoodi e tenha acesso a conteúdos incríveis como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *